quinta-feira, 29 de julho de 2010

Resenha: As Cinco Pessoas Que Você Encontra No Céu - Mitch Albom

Vou começar a pegar um tempinho para resenhar meus livros favoritos. Aqueles que realmente mexeram comigo. Para começar, uma obra que li (e depois reli) há alguns anos: As Cinco Pessoas Que Você Encontra No Céu, do autor americano Mitch Albom.

O livro, que em 2004 virou um filme (lindo, por sinal! Eu também tenho e recomendo!), conta a história de Eddie, mecânico de um parque de diversões, que morre no dia de seu aniversário de 83 anos, tentando salvar uma garotinha da queda de um brinquedo.

Imerso numa rotina de trabalho e solidão, ele passou a vida se considerando um fracassado. Ao acordar no céu, encontra cinco personagens inesperados que lhe mostram a importância de sua vida.


Spoilers!

Mais um livro que me fez chorar feito louca! A história parece simplória, mas é deliciosamente complexa, cheia de ramificações, com fatos e personagens se interligando durante todo o livro.

O comecinho da publicação me lembrou de cara do livro Love Story de Erich Segal... ambos já anunciam na primeira linha a morte do personagem principal. O leitor começa a ler a história já esperando o fatídico momento.

A história de Eddie não é narrada em ordem cronológica. O leitor passa a conhecê-lo através de flashbacks e lembranças que são expostas conforme ele vai passando para as novas “fases” no céu. Apesar de o livro ser dividido por capítulo, existem também diversas outras divisórias entre as lembranças e momentos que acontecem paralelamente ao período dele no céu.

Eddie é frustrado. Através de seu passado conhecemos todos os planos que ele tinha na juventude, suas metas, seus sonhos, mas, com o tempo (e após um ferimento adquirido na guerra), ele permaneceu exatamente onde menos queria estar: no parque de diversões Ruby Píer, num emprego herdado por seu pai.

Todas as etapas que Eddie passa no céu são exatamente para mudar a seu desgosto por toda uma vida frustrada. A história mostra toda uma cadeia de ligações entre pessoas que, a cada atitude de Eddie tomada através dos anos, resultaram em conseqüências a pessoas que algumas vezes ele nem chegou a conhecer.

O final é maravilhoso. Faz chorar de verdade, vai por mim! É uma lição de vida, especialmente para aqueles que se sentem frustrados e inúteis às vezes. Vai abrir seus olhos, é sério! Faz o leitor realmente avaliar o significado de sua vida na Terra. Recomendadíssimo!

Uma curiosidade, o autor Mitch Albom é um companheiro de profissão meu, é jornalista, mas da área esportiva. Um bom profissional com uma sensibilidade e tanto! Parabéns a ele!

Confira o trailer do filme, inspirado no livro, estrelado pelo ator ganhador do Oscar, John Voight. A produção foi feita somente para a TV, em 2004:

Tìtulo Original: The five people you meet in heaven
Título Nacional: As Cinco Pessoas Que Você Encontra No Céu
Autora: Mitch Albom
Ano de lançamento: 2004
Editora: Sextante
Minha avaliação:

2 comentários:

Grazi Nayoara disse... [Responder comentário]

O livro parece ser bem legal. Gostei!!

Ótima resenha!!!! Jaque S2!!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

oi apreciei muito de ler o teu blogue, mas o que eu gosto muito é de bonus grátis de poker arrnajei um freebankroll para a Absolute Poker em http://bestpokernodepositbonus.blogspot.com/2010/10/absolute-poker-bonus-50-sem.html de 25$!Muito bom mesmo!
fica bem

Postar um comentário

Siga as instruções abaixo:
- na área em branco abaixo deixe algum comentário sobre o post;
- no espaço "Comentar como:" escolha a opção que mais se adequar a você;
- clique no botão "Visualizar";
- e por fim, clique em "postar comentário".

ıllı BLOG NA PRATELEIRA ıllı

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me