terça-feira, 13 de julho de 2010

Resenha: Beastly de Alex Flinn

Imagine saber o ponto de vista do monstro da fábula “A Bela e a Fera” (La Belle et la Bête de Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve). Imagine essa história sendo adaptada nos dias atuais. E, indo mais além, imagine tudo isso acontecendo numa das maiores capitais do mundo: Nova Iorque. Imaginou? Pois bem, então você tem o enredo do livro Beastly da escritora americana Alex Flinn.

O livro, que só será lançado no Brasil em setembro de 2010, conta a história de Kyle Kingsbury, um garoto rico, bonito e popular que é transformado numa criatura monstruosa por uma bruxa, Kendra, após mentir sobre convidá-la ao baile.

Para desfazer o feitiço, Kyle precisa se apaixonar e receber um beijo de amor verdadeiro no prazo de dois anos, caso contrário ele ficará na forma de uma fera para sempre.

Spoilers!

O livro todo é muito fofo! Tá, sei que não é algo muito consistente a se dizer, mas é o que é: fofo! A história completa da fábula A Bela e a Fera está adaptada no livro, o que a autora deixa claro ser a real intenção.

Para os fãs dos desenhos clássicos, Beastly tem uma trama conhecida. Cenas e até personagens seguem os mesmos já retratados na animação produzida em 1991 pelo estúdio da Walt Disney Pictures.

Mesmo com todos esses aspectos, é justamente o clichê que deixa o livro tão encantador. A autora conseguiu transportar a magia aos dias atuais, trazendo a clássica lição de moral e romance à ilha de Manhathan do século XXI.

Assim como no desenho, no livro existe uma bruxa, uma fera adornada por pêlos, garras e presas, uma mocinha apaixonada por livros, uma rosa, um espelho mágico e empregados fieis (um jovem professor cego e uma doméstica latina). Uma novidade na história foi a inserção de um pai ausente, que não pensa duas vezes antes de enviar o filho, Fera, para uma casa afastada, evitando qualquer tipo escândalo devido a sua aparência monstruosa.

As cenas mais engraçadas ficaram a cargo da sala de bate papo que Kyle (ou Adrian, como ele passa a se chamar) freqüenta. Como magia é algo que realmente existe no livro, além da Fera, outros seres de fábulas aparecem para relatar seus problemas com profecias e maldições. Realmente hilário! Existe a “SilentMaid” (apelido para A Pequena Sereia), o “Froggie” (príncipe que foi transformado em sapo), entre outros. Boa sacada da autora!

Algo que faz uma identificação maior do leitor com o livro são as ligações bem contemporâneas. Uma Fera que acessa o site MySpace, que procura namorada na internet, que lê Jane Eyre, que usa salas de bate papo e (isso me deixou pasma) sabe o que é uma fanfiction faz conexão com qualquer nerd (como eu). hehe

O ponto forte do livro é a mensagem de que a real beleza de uma pessoa não está em sua aparência física, mas em suas atitudes e personalidades. Lição batida e sempre discutida, mas que, sejamos sinceros, poucos realmente já assimilaram. O toque do livro é válido!

O que me incomodou um pouco foi o final da obra. Se eu fosse a autora eu encerraria a história com o final clichê que todos conhecemos. Às vezes querer incrementar demais ou florir demais uma história pode se tornar um erro num livro. Receio que foi exatamente isso que aconteceu no fim de Beastly (o que não estraga a qualidade de toda a obra, claro).

O livro é divido em seis partes (O príncipe e a bruxa, A fera, O Castelo, O intruso no jardim, Lapsos de tempo, outono e inverno e Felizes para sempre) deixando a leitura ainda mais leve. O texto é agradável, culto (dentro do possível) e bem amarrado. A publicação é curta e rápida de ler. Tem 320 páginas na versão americana.

Beastly vai ganhar uma adaptação ao cinema, estrelado pelo ator britânico Alex Pettyfer (do filme Stormbreaker), Vanessa Hudgens (do filme High School Musical) e Mary-Kate Olsen (da série Full House). O filme tem estréia prevista para dia 30 de julho, nos Estados Unidos, e dia 3 de setembro no Brasil (com o nome “A Fera”). Confira o trailer da produção:


Ficha Técnica

Tìtulo Original: Beastly
Título Nacional: Fera
Autora: Alex Flinn
Ano de lançamento: outubro de 2007 (EUA) e setembro de 2010 (Brasil)
Editora original: HarperTeen
Editora nacional: Galera Record
Minha avaliação:

5 comentários:

Pâmela Pferso disse... [Responder comentário]

Adorei o trailer, assisti várias vezes, mas eu juro que tentei ler o livro e não consegui! >_<'

Lucy disse... [Responder comentário]

Jaque, onde vc conseguiu o livro em inglês? Eu peguei um download de uma tradução bem mal feita... u_u'

Acabei me interessando por ele. rsrs

Erika disse... [Responder comentário]

Mais um para minha listinha rsrsrsrsr

Bjs,

Erika

Carol Felipe disse... [Responder comentário]

Vi algumas pessoas comentando no twitter sobre ele, mas não fazia idéia que era a história da Bela e a Fera!! Amei a resenha do livro e pelo q vi no trailer axo q vou gostar muito do filme!!

Vc tem o ebook? Se tiver, manda pro meu e-mail!! Pleaaaaaaaase!

Bjo

ju ferreira - disse... [Responder comentário]

Eu vi o Trailer, e apesar de ter gostado da novidade adaptada, achei que Vanessa Hudgens no papel da Bela não foi uma ótima escolha. Odeio sempre lembrar de HSM quando a vejo rs Primeiro comentário Jaque *-* Adoro isso aqui.

Postar um comentário

Siga as instruções abaixo:
- na área em branco abaixo deixe algum comentário sobre o post;
- no espaço "Comentar como:" escolha a opção que mais se adequar a você;
- clique no botão "Visualizar";
- e por fim, clique em "postar comentário".

ıllı BLOG NA PRATELEIRA ıllı

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me