sábado, 17 de julho de 2010

Resenha: Percy Jackson & os Olimpianos 4 - A Batalha do Labirinto

Um excelente livro de aventura: A Batalha do Labirinto (The Battle of the Labyrinth), quarto livro da série Percy Jackson & os Olimpianos (Percy Jackson & the Olympians) do escritor americano Rick Riordan. A série conta a história do adolescente Percy que, aos doze anos, descobre ser filho de Poseidon, deus dos mares. Eu fiz, no último mês, resenha de A Maldição do Titã, terceiro livro, que pode ser conferida aqui.

Em A Batalha do Labirinto, Percy e seus amigos partem numa jornada pelos corredores do gigantesco labirinto projetado por Dédalo a fim de impedir que o exército de Cronos, o Senhor dos Titãs, invada o Acampamento Meio-Sangue.

Spoilers!

Ação, aventura, romance e mitologia grega. É o que espera o leitor nesse que, para mim, é o melhor livro da série até agora. Mais uma vez o enredo é inteligente, informativo, sem perder a característica fantasiosa da série.

A estrutura da trama é a mesma dos três primeiros livros: Percy começa causando problemas numa nova escola, o Olimpo corre perigo (além do acampamento) e há uma jornada para cumprir uma missão específica. Apesar de o esquema ser o mesmo, este é o primeiro livro que resolve algumas coisas que andavam pendentes há tempos (o desaparecimento do deus Pã, ressurgimento de Cronos e posição de Nico - filho de Hades - na guerra).

Neste livro o relacionamento romântico de Percy e Annabeth, filha de Atena, mostra reais sinais de vida com cenas de ciúmes por parte de ambos, culminando num beijo rápido. É realmente muito bonitinho ver os dois desenvolverem esse sentimento. Adorei!

Alguns personagens importantes na mitologia grega apareceram neste livro como Briareu, um gigante com cem braços que no passado ajudou o Olimpo a derrotar os Titãs; Minos, o rei de Creta que pediu o labirinto a Dédalo; a Esfinge, monstro com corpo de leão e cabeça de ser humano que faz enigmas (para mim, uma das partes mais engraçadas do livro) entre outros.

É neste livro também que conhecemos a fundo mais um dos olimpianos, Hefesto, o deus dos metais e da perícia manual. Ele já havia aparecido nos outros livros, mas em episódios rápidos. Desta vez ele ajuda Percy a encontrar a solução para se localizar no labirinto.

Outra personagem que reaparece no livro, se tornando uma das principais na história, é a Rachel Elizabeth Dare (humana que salvou a vida de Percy algumas vezes). Ela é uma das raras pessoas que conseguem enxergar além da névoa (mágica para esconder a realidade dos humanos).

A publicação dá um toque legal sobre os danos que fazemos a natureza, ao mundo selvagem, através da passagem do deus Pã na história. Fica claro a mensagem de que a proteção da fauna e flora cabe a todos.

O livro é pontuado por cenas de ação. A cada capítulo, o grupo enfrenta um desafio e perigo diferente. A história não fica cansativa em nenhum momento, a leitura é leve e consegue ter cara de jovem/adulto. Difícil é parar de ler. Recomendo!

O próximo livro, O Último Olimpiano, que encerrará a série Percy Jackson chegará às livrarias do Brasil em agosto. E, segundo Rick Riordan, será lançada (nos EUA) uma nova série do acampamento Meio-Sangue no dia 12 de outubro de 2010. A série se chamará Os Heróis do Olimpo (The Heroes of Olympus). Alguns dos personagens da série "Percy Jackson e os Olimpianos" devem participar, mais ainda não se sabe quais.

Ficha Técnica
Tìtulo Original: Percy Jackson and the Olympians 4 - The Battle of the Labyrinth
Título Nacional: Percy Jackson e os Olimpianos 4 - A Batalha do Labirinto
Autor: Rick Riordan
Ano de lançamento: 2010
Editora: Intrínseca
Minha avaliação:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me