segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Resenha: Os Imortais 1 - Para Sempre de Alyson Noel

Mais um livro romântico com um tema sobrenatural: Para Sempre (Evermore) da escritora americana Alyson Noel. A obra faz parte da série de livros Os Imortais (The Immortals), que teve no último mês o lançamento da continuação aqui no Brasil, pela editora Intrínseca, chamada Lua Azul (Blue Moon).

O livro conta a história de Ever Bloom, uma adolescente que tinha uma vida perfeita: era uma garota popular, acabara de se tornar líder de torcida do principal time da escola e morava numa casa maravilhosa, com o pai, a mãe, uma irmãzinha e a cadela Buttercup. Até que um desastre de automóvel mudou tudo e transformou sua vida num pesadelo angustiante.

Ever perdeu toda a sua família. Mudou de cidade, de escola e de amigos. Para piorar, após o acidente, ela adquiriu dons especiais. Ever agora enxerga a aura das outras pessoas, pode ouvir seus pensamentos e, com um simples toque, é capaz de conhecer a vida inteira de alguém. A única pessoa que consegue livrá-la temporariamente de seu dom é Damen, um novo aluno sedutor que esconde um mistério.


Spoilers!

Sem querer ser chata, mas a sinopse já mostra que a história é totalmente clichê, não? Eu adoro livros sobrenaturais, isso não é segredo para ninguém, mas sei admitir quando uma publicação está fazendo um relativo sucesso somente por moda, por “disse me disse”.

O livro é fraco, o enredo é banal, os personagens não cativam e o final é ruim. Ou seja, não é uma história que eu recomendo.

De qualquer forma, vamos aos detalhes.

Os primeiros capítulos de Para Sempre mostram a vida de Ever, após o acidente, como uma clássica adolescente desajustada... na verdade parcialmente já que ela vive com uma tia rica, por isso ela mora numa mansão e dirige um carrão. Já começa por aí as controvérsias.

O mistério envolvendo o novo aluno, Damen, no início é envolvente. O leitor passa a querer saber mais do personagem e passa a torcer para que dê tudo certo entre o casal principal (mesmo a Ever sendo uma personagem tão chatinha). Mas no decorrer da história o enredo perde o ritmo e o casal perde a essência do romance.

O que salva são os personagens secundários. Um dos melhores amigos de Ever é um adolescente gay chamado Miles, responsável pelas tiradas mais cômicas do livro. Além dele, a irmã mais nova de Ever (e fantasma, vale dizer) também é super carismática, atrapalhando e ajudando a irmã algumas vezes.

Se Ever irrita com o ar de “coitadinha”, se escondendo sob o capuz de uma jaqueta pesada e sempre com os fones do i-pod nos ouvidos, a melhor a amiga dela, Haven, então dá nos nervos! A menina tem baixa auto-estima e é facilmente influenciada. Preciso dizer mais?

Não vou entregar o mistério do livro (embora o título da série já meio que fala tudo), mas só digo que tudo é pouco explicado. O enredo a lá Zíbia Gasparetto é passado bem por cima, provavelmente para se justificar uma continuação.

O casal, que era para ser lendário, não convence, com cenas pouco românticas. E nada daqueles clássicos “homem salva a mocinha”. Confesso que quase cheguei a torcer pela vilã nesse livro, só não fiz isso porque a vilã (ex-namorada de Damen) é outra personagem sem sal e chata.

É uma pena o livro ter me desagradado tanto, já que a autora, Alyson, é uma fofa, sempre tão atenciosa com os fãs no site e no Twitter. Só por isso estou pensando muito em dar uma segunda chance a série e ler Lua Azul, só para ver se a história melhora. Ainda não decidi isso, mas há a possibilidade.

Coincidentemente, a Intrínseca lançou esse ano o livro Sussurro (Hush Hush), da americana Becca Fitzpatrick (leia a resenha aqui), que tem o enredo muito semelhante. Mesmo! A única vantagem é que Sussurro é um pouco melhor que Para Sempre.

Enfim, não gostei do livro, mas fica por sua conta e risco decidir se vai ler ou não! #ProntoFalei

Ficha Técnica:
Título Original: The Immortals 1 - Evermore
Título Nacional: Os Imortais 1 – Para Sempre
Autora: Alyson Noel
Ano de lançamento: 2009
Editora: Intrínseca
Minha avaliação:

9 comentários:

Grazi Nayoara disse... [Responder comentário]

Eu tinha curiosidade de ler esse livro, mas depois de saber que Lua Azul é mais devagar do que Para Sempre eu desisti. affyyy

Acho que vou gastar meu tempo lendo livros melhores!!!!!

Resenha perfeita, como sempre!!

Carol Felipe disse... [Responder comentário]

Pois é, muito fraquinho o enredo desse livro...e olhe que já li até o 3° livro da série e não melhora...affy!!

Tão desanimador q nem quis fazer resenha lá pro blog...vc é corajosa!!

=*

Anônimo disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse... [Responder comentário]

To lendo ele... ele é fraquinho. E me disseram q os livros vão piorando, então definitavamente parei nesse livro nessa saga. Fiquei super triste, a his´toria tinha tudo pra ser boa, mas a autora n soube.. aproveitar o tema.
Mto boa sua resenha viu.. :D

Anônimo disse... [Responder comentário]

Eu amei que mais o livro e tenho o lua azul e o terra das sombras vocês que são bobinhos.

Corinna Devens disse... [Responder comentário]

Eu nao sei se ler ou nao... Esse livro nao me atrai muito. Eu to lendo uma historia de "amor para sempre e bla bla bla" que é a Serie Fallen ( QUE EH MUITO BOA, POR SINAL <3). Mas, estou procurando algum livro para me tirar da realidade, sei la. Nao quero um livro fraco =/
quero um livro romantico, e mais intenso >.<
Acho que esa serie nm vai me dar o que eu espero =/

Anônimo disse... [Responder comentário]

O livro não é nada de fraco,ele é maravilhoso e muito bem explorado no meu ponto de vista.
Ele tem romance,aventura,maldade,fantasia,coisas sobrenaturais,e imaginarias,um pouco de ação quando a mocinha e a vilã brigam.enfim,vale muito a pena ler!no inicio vc n entendi um pouco,depois vai ficando tão chato que da sono,mas ai qndo chega no meiu surgi tanto misterio,que a vontade do leitor é ler até desvendar todos os misterios que sercam a história.
Um dos principais misterios é sobre o protagonista da história,que as vezes pareci mais um vampiro do que um humano.mas enfim n quero desvendar o misterio,leiam e confiram.

sergio disse... [Responder comentário]

Eu to assistindo os jogos de futebol através do site www.tvdigitalnopc.com.br

Leila Brunna disse... [Responder comentário]

adorei o livro...ele me surpreendeu bastante,é uma bela história. curti muito!!!!

Postar um comentário

Siga as instruções abaixo:
- na área em branco abaixo deixe algum comentário sobre o post;
- no espaço "Comentar como:" escolha a opção que mais se adequar a você;
- clique no botão "Visualizar";
- e por fim, clique em "postar comentário".

ıllı BLOG NA PRATELEIRA ıllı

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me