quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Resenha: Percy Jackson e o Último Olimpiano

Tem certas séries de livros que, não tem jeito, viro fã já nas primeiras páginas. Este foi o caso de Percy Jackson e os Olimpianos, série de 5 livros do escritor americano Rick Riordan. Recentemente, completei a saga quando terminei de ler o quinto livro, O Último Olimpiano (The Last Olympian), lançado no Brasil em agosto deste ano pela editora Intrínseca, e confesso que vai deixar saudade. Uma das melhores séries que já li.

Os livros contam a história de Percy Jackson que, aos 12 anos de idade, descobre ser um semideus, filho de Poseidon, deus do mar, e uma humana. Aqui no blog você pode conferir as resenhas do terceiro e quarto livro da saga: A Maldição do Titã e A Batalha do Labirinto.

Em O Último Olimpiano, Percy está prestes a completar 16 anos, data que marca o início de sua sinistra profecia sobre a destruição ou salvação do Olimpo. O exército do titã Cronos está mais poderoso que nunca e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo Senhor do Tempo. Enquanto os olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem detê-lo e evitar o fim da civilização ocidental.


Spoilers!

Melhor livro de toda a série! A partir do segundo capítulo a ação começa e, então, não pára mais. O Último Olimpiano é um livro rápido, com cenas dinâmicas e com boa descrição, aliadas a narração eficiente em 3ª pessoa do Rick Riordan.

Nesta parte final da saga o leitor descobre finalmente o que diz a profecia que o Oráculo fez sobre Percy e, no decorrer da história, percebe que nem tudo pode ser interpretado ao pé da letra. O mistério todo se mantém até o fim. E, nossa, que fim! O Último Olimpiano fechou a série Percy Jackson com chave de ouro!

Por ter um caráter mais épico, com cenas de batalhas, destruições de prédios e pontes, este é o livro menos engraçado, com poucas cenas leves (mais comuns no início e final do livro), mas, em compensação, é o livro com mais “romance” com direito a beijo subaquático e tudo. Provavelmente por ter como público alvo adolescente e jovens adultos, as cenas românticas são inocentes e singelas, não dá para esperar algo muito profundo.

Todos os personagens têm seus desfechos, inclusive personagens citados em livros passados. E vários assuntos, até então pendentes, foram devidamente explicados.

E para quem está triste com o fim da saga, como eu, fica uma boa notícia: Rick Riordan lançará uma nova série com semideuses do acampamento Meio-Sangue chamada Os Heróis do Olimpo (The Heroes of Olympus). A história, provavelmente, terá como gancho uma nova profecia que é feita no penúltimo capítulo de Percy Jackson e o Último Olimpiano. Fiquei ansiosa!

O primeiro livro dessa saga será O Herói Perdido (The Lost Hero), com lançamento, nos EUA, previsto para dia 12 de outubro deste ano. Segundo e Editora Intrínseca, o livro será lançado no Brasil no 1º semestre de 2011. O livro terá os mesmos cenários e, eventualmente, os mesmo personagens de Percy Jackson, mas trará novos protagonistas.

Em resumo, todos os livros “Percy Jackson” são ótimos, mas O Último Olimpiano é especial. Proporciona várias horas de diversão e, por que não, aprendizado sobre mitologia grega. Vale muito à pena!

Ficha técnica:

Título Original: Percy Jackson and The Last Olympian
Título Nacional: Percy Jackson e O Último Olimpiano
Autor: Rick Riordan
Ano de lançamento no Brasil: 2010
Editora: Intrínseca
Minha avaliação:

2 comentários:

Carol Felipe disse... [Responder comentário]

Eu tbm gostei demais dessa série!! Tô ansiosa pela continuação e pela nova série do Rick Riordan sobre o antigo Egito!!

Ótima resenha!!

=*

Anônimo disse... [Responder comentário]

Realmente livros muito bons. Acabei de ler os 5 livros em 1 mês!! Muito bons mesmo !!
Aguardando ansioso para a nova série de Riordan !

Postar um comentário

Siga as instruções abaixo:
- na área em branco abaixo deixe algum comentário sobre o post;
- no espaço "Comentar como:" escolha a opção que mais se adequar a você;
- clique no botão "Visualizar";
- e por fim, clique em "postar comentário".

ıllı BLOG NA PRATELEIRA ıllı

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me