sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Julgando o livro pela capa

Quem é que nunca ouviu a frase “nunca julgue o livro pela capa”? O ditado se refere a não avaliar somente a aparência de algo ou alguém, analisando seu interior. Mas, levando ao pé da letra, as capas podem até não melhorar a história de um livro, mas que ajuda a atrair leitores... ah, isso ajuda.

Pensando nisso eu fiz uma listinha com as minhas 5 capas de livros preferidas, analisando se vale realmente à pena ou não seguir o que a capa oferece. Claro que para fazer isso vou listar somente capas de livros que já li (por isso infelizmente vou ter que deixar várias obras primas de fora).

Não sou designer, tenho um conhecimento precário de fotografia, mas acredito ter bom gosto. Portanto que fique claro que isso é só uma opinião pessoal. Fiquem livres para discordar!


Segue a lista (clique nas imagens para ampliá-las):

1º Cidade dos Ossos (City of Bones) – Cassandra Claire

Eu simplesmente amo esta capa! É linda demais e está em sintonia com a história do livro. A imagem mostra o personagem principal, Jace, com suas tatuagens características, e a divisão da cidade: como nós (mortais comuns) vemos e como ela é na verdade. Mesmo sendo uma capa “sombria”, ela consegue ser radiante com Jace envolto de uma luz amarela. Linda demais! Resenha aqui.

2º O Morro dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights) - Emily Brontë

A edição que eu tenho desse livro aqui em casa é antiga, ela não tem imagem e é de capa dura, mas essa edição mais recente está com uma capa linda! Adoro imagens sobrepostas a um fundo negro. Li esse livro há muitos anos. É um clássico, super bem escrito e com uma história muito boa! Vale se convencer pela capa!

3º Onze Minutos - Paulo Coelho

A capa é simples, mas linda. Combina com o livro, pois também é uma história relativamente simples. Mesmo assim, o livro é profundo, com o autoconhecimento da personagem principal, Maria, uma prostituta, e com a descoberta do amor por quem só conhece o lado ruim das relações humanas. Sem uma palavra ou uma fotografia de mulher, a imagem da flor solitária sobre a cama é nitidamente Maria. Capa simples e perfeita... assim como o livro!


4º Sussurro (Hush Hush) - Becca Fitzpatrick

Adoro essa capa, mas não gosto do livro. A imagem da capa exemplifica a trama principal do livro: um anjo que “cai” do céu, se rendendo às tentações mundanas. A foto em tons de cinza e detalhes em vermelho dá um impacto inicial legal. No geral, essa saga tem umas capas legais, o segundo livro da série (Crescendo) também tem uma capa linda. Uma pena que a história não seja tão boa. Resenha aqui.


5º Crepúsculo (Twilight) – Stephenie Meyer

Como disse, adoro capas com imagens sobrepostas a um fundo negro, e toda a saga segue esse padrão, mas Crepúsculo para mim é a mais bonita. A imagem, que sempre gerava discussão entre os fãs, mostra a oferta do pecado, simbolizada pela entrega de uma maçã (como no caso de Adão e Eva). A história fala sobre um vampiro que luta contra a tentação do sangue ao se apaixonar por uma humana.

E aí, o que acharam?! Dêem suas opiniões. Quero saber quais capas são as suas preferidas!
Beijos!

9 comentários:

Scorpion Silence disse... [Responder comentário]

muito bem, a única capa que eu tiraria desse ranking é a do morro que eu acho muito mal trabalhada, mas as outras são realmente top, tá manjando hein?

kkk

beijos meu amore

Jaqueline de Marco disse... [Responder comentário]

Pensei em você quando fiz a lista... Mas achei que vc ia criticar minhas escolhas. Fiquei feliz!!! :D
Beijãoooo!!! S2

Livia disse... [Responder comentário]

Ja me viu surtando por causa de Mortal Instruments?
EH BOM DEMAIS!!!
Vc vai amar, pode comprar de olhos fechados!!
Eu fiz eu video falando da serie, eu AMO AMO AMO!
Bjos

Pâmela Pferso disse... [Responder comentário]

Tirando todo o preconceito de lado, eu gosto DOS LIVROS de Crepúsculo, e amo as capas. Eu comprei numa época que ainda não fazia tanto sucesso no Brasil e foi a capa que me chamou atenção... Resultado, me apx pela história. ^^

Anônimo disse... [Responder comentário]

"uma opinião pessoal minha"
Nossa, esse foi um grotesco erro de PT! Quanta redundância em somente 3 palavras!
Está precisando revisar seus textos!

Me surpreende ler isso de uma jornalista!

Jaqueline de Marco disse... [Responder comentário]

Arrumado. Valeu o toque ^-^
Fica com Deus

Babi Dewet disse... [Responder comentário]

Gosto muito de todas as capas da sua lista HUAHUAUHUH de verdade! Cidade dos Ossos, Onze Minutos, Sussurro e até Crepúsculo. É muito bonita mesmo!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Também gosto dessas capas, tirando a do Morro dos Ventos Uivantes. Nem da história eu consegui gostar. Na verdade, em empaquei, então nem posso dizer muito. Não me prendeu e me fez parar antes da metade. Achei que fosse citar a capa de Para Sempre - Imortais, acho-a linda. *-*
Bjs

Steeph Cipriano Mellark disse... [Responder comentário]

Ah eu adoreei vocês mas tipo sou super fã de Hush Hush e tipo eu não entendo por que vocês falam tão mal.
Mais cada um tem sua opinião,e é questão de gosto.
Continuem assim !!!
Beeziitos!

Postar um comentário

Siga as instruções abaixo:
- na área em branco abaixo deixe algum comentário sobre o post;
- no espaço "Comentar como:" escolha a opção que mais se adequar a você;
- clique no botão "Visualizar";
- e por fim, clique em "postar comentário".

ıllı BLOG NA PRATELEIRA ıllı

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me