domingo, 17 de outubro de 2010

Resenha: Belezas Perigosas de Libba Bray

Terminei de ler o primeiro livro da trilogia Gemma Doyle, da escritora norte americana Libba Bray: Belezas Perigosas (A Great and Terrible Beauty), lançado no Brasil em 2008 pela editora Rocco.

O livro conta a história de Gemma Doyle, uma adolescente com um dom sobrenatural: visões do futuro que têm o desconfortável hábito de se tornarem realidade. Ela é mandada para a Academia Spence, uma tradicional escola para moças, depois da tragédia que se abateu sobre sua família.


Gemma vive sob o signo da culpa e da solidão, mas procura ouvir seus desejos e não se curva ante a repressão de uma época em que as moças eram treinadas apenas para conseguir um bom casamento.

Mas é justamente em Spence que os poderes sobrenaturais de Gemma se revelarão, envolvendo as garotas mais poderosas da escola e levando-a a descobrir a ligação de sua mãe com um grupo muito antigo e misterioso conhecido como a Ordem.

Spoilers!

Tirando algumas ressalvas, gostei muito do livro. A história sobrenatural se mistura de forma harmônica com a história pessoal de cada uma das personagens: mulheres reprimidas por uma sociedade machista, no ano de 1895.

A história mostra diversos ângulos de como era a vida das mulheres em uma época em que elas eram tratadas com pouca importância. O livro, mesmo tendo como personagem principal Gemma, também narra a vida de suas amigas Ann (órfã e feia), Pippa (romântica, bonita e prestes a se casar sem amor) e Felicity (jovem sem atenção dos pais e ambiciosa) e das professoras e demais funcionárias da Academia Spence.

O enredo, que me lembrou em alguns momentos o filme Jovens Bruxas (The Craft), aborda a existência dos reinos, lugares místicos que, após muitos anos “fechados”, voltaram a ser visitados por Gemma, detentora de uma grande magia. O problema é que forças ocultas também estão de olho neste poder.

Para impedir que ela use suas visões para entrar no reino, Gemma é vigiada por um membro dos Rakshana, o sedutor Kartik, por quem acaba se apaixonando. As cenas românticas entre os dois são sutis, com exceção dos sonhos ardentes de Gemma. No geral, acredito que a autora preferiu deixar o romance “no ar” para os próximos livros.

E não foi somente o romance que ficou para ser desenrolado nas outras obras da série, muito mistério também ficou para ser revelado depois. O enredo não é simples, nem fácil. O mistério teve início em 1871, quando duas adolescentes com poderes semelhantes ao que Gemma possui, entraram nos reinos e causaram um grande incêndio na Academia Spencer. A partir daí, todo o mistério começa.

O livro é muito legal e, pelas pendências que ficaram para ser resolvidas nos próximos livros, fiquei louca para ler logo a continuação. A série Gemma Doyle é composta de mais dois livros além de Belezas Perigosas: Anjos Rebeldes (Rebel Angels), lançado no Brasil em 2010, e The Sweet Far Thing, ainda sem previsão de publicação no País.

Em julho de 2006, a Icon Productions, a produtora de cinema do Mel Gibson, anunciou que iria adaptar o livro para um filme, mas recentemente Libba Bray anunciou em seu site que a Icon renunciou aos direitos do filme e assim a versão cinematográfica do livro não vai ser mais feita. Quem sabe essa decisão seja revista, não?! Vou torcer.

Dá uma conferida no booktrailer, em inglês, muito legal do livro Belezas Perigosas que a editora produziu:


Ficha técnica:


Título Original: A Great and Terrible Beauty
Título Nacional: Belezas Perigosas
Autor: Libba Bray
Ano de lançamento no Brasil: 2008
Editora: Rocco
Minha avaliação:

2 comentários:

Aline Maziero disse... [Responder comentário]

Li este livro tem um tempinho, mas achei super legal, e quero ler o restante da trilogia. Bjo

Carol Felipe disse... [Responder comentário]

Já li toda a trilogia e digo logo...prepare os coraçõezinhos...não vai ser fácil!!

Ótima resenha, Jaque!!

=*

Postar um comentário

Siga as instruções abaixo:
- na área em branco abaixo deixe algum comentário sobre o post;
- no espaço "Comentar como:" escolha a opção que mais se adequar a você;
- clique no botão "Visualizar";
- e por fim, clique em "postar comentário".

ıllı BLOG NA PRATELEIRA ıllı

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me