domingo, 28 de novembro de 2010

Resenha: Ela Foi Até o Fim de Meg Cabot

De todos os livros que li da norte-americana Meg Cabot, sem dúvidas “Ela Foi Até o Fim” (She Went All the Way) é o menos juvenil, o mais maduro, e provavelmente por esse motivo: o meu preferido! Prova disso é que a obra foi lançada no Brasil, em 2010, pela Galera (selo da editora Record destinado ao publico jovem adulto) e não mais pela Galera Record como os demais livros da autora.

A obra conta a história de Lou Calabrese, uma bem sucedida roteirista de cinema. Ela escreveu vários roteiros de ação que renderam milhões de bilheteria e até já ganhou um Oscar. O problema é que seu namorado, o grande astro de um de seus filmes, resolveu trocá-la pela estrela principal. “Ela Foi Até o Fim” mostra a tentativa de Lou de esquecer seu ex e, no caminho, talvez até encontrar o verdadeiro amor.

Spoilers!

A sinopse pode até fazer um leitor mais desavisado confundir o livro com um drama. Mas não se engane, Meg Cabot não perdeu sua linha cômica e seu dom para o romance. “Ela Foi Até o Fim” é super romântico e divertidíssimo!

A autora nos apresenta a uma personagem que poderia ser qualquer mulher que conhecemos na vida real. Lou Calabrese é inteligente, bem sucedida, forte, mas carente, uma romântica irremediável que, apesar de ter seu coração partido, ainda acredita no amor verdadeiro.

Outro ponto forte do livro é o “mocinho”, Jack Townsend. Jack é sarcástico, talentoso e lindo! Ele é um ator renomado, mais conhecido pelos filmes de ação escritos por Lou. No início do livro, como todo bom clichê, os dois se odeiam, mas um incidente no meio do Alaska acaba unindo Lou e Jack.

Além do romance, o livro é cheio de cenas de ação, pois Jack está na mira de um assassino e, conseqüentemente, Lou também. É uma aventura com direito a queda de helicóptero, tiroteios, perseguição de snowmobiles e explosões de minas.

O livro é narrado em terceira pessoa, o que possibilita lermos pelo ponto de vista de diversos personagens. O lado ruim desta opção de escrita é que perto da metade do livro já fica claro quem é o assassino da história.

Talvez por ter como tema principal o mundo do cinema e suas celebridades, o livro inteiro tem caráter de filme. A história é praticamente dividida em cenas, sempre com continuidade e falas curtas. Ler o livro é praticamente assistir a um filme estilo comédia romântica. (Lou poderia ser a atriz Amy Adams e Jack o ator Josh Duhamel, que tal?!).

Uma novidade da Meg Cabot, pelo menos para mim, ela narra as cenas de sexo. Não sei se ela está se rendendo a onda de “literatura fantástica” que descreve com riqueza de detalhes cenas mais quentes da história, mas o fato é que Meg deixou este livro bem mais adulto que de costume. Claro, não pense que lerá pornografia, tudo é apresentado de forma sutil, segue mais o perfil chick lit (um gênero de ficção dentro da ficção feminina que aborda as questões das mulheres modernas).

Para mim, um ponto negativo no livro é seu capítulo final. A narração me passou um caráter de resumo. Muito corrido. Valeriam algumas páginas a mais com alguns assuntos sendo narrados com mais detalhes. Não gostei.

No geral, preciso dizer, a leitura do livro é uma delícia. O leitor se diverte (e suspira de emoção) a cada página. Meg Cabot arrasou mais uma vez! Fica a dica!

Ficha Técnica:

Título Original: She Went All the Way
Título Nacional: Ela Foi Até o Fim
Autor: Meg Cabot
Ano de lançamento no Brasil: 2010
Editora: Galera
Minha avaliação:

9 comentários:

Lucy disse... [Responder comentário]

Eu achei que o livro também tinha todo um clima de filme. rsrs



SPOILER ABAIXO!!
E o final acho que pode ser comparado com aqueles filmes que mostram fotos das personagens e um texto explicando o que aconteceu com eles. XD

Jeh Asato disse... [Responder comentário]

Jaque!!!
*-*
Eu confesso que li apenas dois livros da Meg!
O primeiro foi Garota americana e achei bem juvenil mesmo!!!
Até desconsiderei a autora da minha lista de leituras!
Mas então eu ganhei o livro "Ela foi até o fim" da autora, recentemente (digo, esse ano) e resolvi lê-lo para ver se mudava de idéia...
E acabei mudando!!! A autora realmente evoluiu na escrita, nos personagens e amei!!
Bem mais adulto mesmo, em relação ao "Garota Americana!"

Vi resenhas boas sobre "Cabeça de vento" também!
Quero lê-lo!!
*-*

Beijos!
xoxo

Carol Felipe disse... [Responder comentário]

Concordo com tuuuuuuuudo que vc disse, Jaque!! Realmente, esse é o tipo do livro que vc está lendo e parece que está vendo um filme, o qual eu tbm imaginei como os personagens principais Amy e Josh...vc acredita?? huahuahauahua!!

Queria que Meg tivesse tbm se dedicado mais ao final, estendendo-o um pouquinho e explicando melhor o destino dos personagens...senti falta disso!!

Ótima resenha!!

Bjo

Juliana Barboza disse... [Responder comentário]

Jaque!!
Adorei o blog!! Parabéns pelo trabalho!
Beijo grande da amiga que te adora!
Ju

Anônimo disse... [Responder comentário]

My partner and I really enjoyed reading this blog post, I was just itching to know do you trade featured posts? I am always trying to find someone to make trades with and merely thought I would ask.

Anônimo disse... [Responder comentário]

If you could e-mail me with a few suggestions on just how you made your blog look this excellent, I would be grateful.

Bruna Tavares disse... [Responder comentário]

Olá Jaqueline! Deixei um selinho para você no meu blog:
http://descobrindojaneausten.blogspot.com
B-jus

Alba disse... [Responder comentário]

Jaque!! Sua LINDA!!

Eu tô louca pra ler esse livro! *__________________*

Agora então, que vc falou que a Meg não está tão recatada, aumentou minha vontade!! hahahahaahaha

Beijos!!

Grazielle disse... [Responder comentário]

Ain eu simplesmente amooo esse livro..hauhaua

Concordo que o final poderia ter sido mais detalhado.. eu devo ser muito lerda eu não desconfiei na metade do livro quem erao assassino nao.. #cryyyyyyyyy
kkkkkkkkkkk

Bjokas

Postar um comentário

Siga as instruções abaixo:
- na área em branco abaixo deixe algum comentário sobre o post;
- no espaço "Comentar como:" escolha a opção que mais se adequar a você;
- clique no botão "Visualizar";
- e por fim, clique em "postar comentário".

ıllı BLOG NA PRATELEIRA ıllı

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me