sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Livros em clima de fim de ano

Festas de final de ano chegando, família reunida, votos de felicidade trocados... oh, coisa boa! Bom também são os dias de folga que ganhamos devido aos feriados. Dá até para colocar a leitura em dia.

E aproveitando esse clima que tal lembrar alguns momentos natalinos da literatura? Levantei alguns livros, mas preciso da ajuda de vocês para lembrar-me de outras obras, portanto, comentem!

Confiram a lista:


Harry Potter (JK Rowling)

Todos os sete livros da saga têm seus momentos natalinos, por vezes passados na Toca (lar da família Weasley), em Hogwarts entre outros. Era sempre esta época que o trio Harry, Rony e Hermione escolhia para aprontar algo e, conseqüentemente, se metia em grandes perigos. Sinto falta de imaginar ao ler a saga o Salão Principal decorado e a neve caindo no teto enfeitiçado. Enfim, sou meio nostálgica com Harry Potter. ;-)


O diário de Bridget Jones (Helen Fielding)

A história do livro é centrada na decisão da protagonista em escrever no diário todos os fatos marcantes (e outros nem tanto) de seu ano. Detalhe que a decisão foi tomada depois de um natal e uma festa de ano novo terríveis. O livro é hilário! Especialmente as cenas em que ela escreve bêbada no diário! Eu li há muitos anos, bem na época do lançamento da adaptação no cinema, que tem como estrela principal a ótima atriz Renée Zellweger.


A menina que roubava livros (Markus Zusak)

A personagem principal deste livro, Liesel, é uma menina apaixonada por leitura. Nos natais que ela passou com os Hubbermanns na Alemanha o presente que ela sempre queria era um livro. Pela pobreza e miséria que assolava a Alemanha na época da 2ª Guerra Mundial, o pai adotivo dela lhe presenteou poucas vezes, fato que contribuiu para os “roubos” da menina.


Marley e eu (John Grogan)

Nesta história real que conta a relação entre um labrador e seus donos, uma cena me marcou no livro. A família se mudou para Pensilvânia, saindo da ensolarada Flórida. E para convencer os filhos que a mudança seria boa, John e Jenny disseram que o Natal com neve seria mais bonito. Passaram-se dias e a família toda ficou frustrada... inclusive o cachorro. Quando a neve finalmente cai, Marley fica todo feliz e sai correndo, derrubando a filha caçula do casal, mas acaba escorregando, ficando coberto de gelo. Depois disso, Marley ficou apaixonado pela neve. Achei esse fato da história tão bonitinho.

Lembra de mais livros com cenas “em clima de fim de ano”? Então comenta! ^-^

1 comentários:

Lucy disse... [Responder comentário]

Acho que é válido lembrar do bom e velho Dickens com seu Conto de Natal! ^_^
Hm... Oliver Twist também tem? (nem sei se coloquei o nome certo o.o')
Ah! E em Crônicas de Nárnia: O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa, tem a parte em que o Natal finalmente chega!! rsrs

Postar um comentário

Siga as instruções abaixo:
- na área em branco abaixo deixe algum comentário sobre o post;
- no espaço "Comentar como:" escolha a opção que mais se adequar a você;
- clique no botão "Visualizar";
- e por fim, clique em "postar comentário".

ıllı BLOG NA PRATELEIRA ıllı

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me