quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Resenha: Diários do Vampiro 4 – Reunião Sombria

Terminei de ler o quarto livro da saga Diários do Vampiro, Reunião Sombria (The Vampire Diaries 4 – Dark Reunion), da norte americana LJ Smith. Sou fã de carteirinha dessa saga, que ganhou adaptação para um seriado pela rede de TV americana CW. Reunião Sombria foi lançada no Brasil em agosto de 2010, pelo selo Galera, da editora Record.

O quarto livro começa seis meses após a morte de Elena. Em uma festa de aniversário surpresa à Meredith, Bonnie e Caroline (juntamente com mais duas amigas da escola) contatam Elena usando um tabuleiro de Ouija. Elena avisa-lhes que todos da cidade estão em perigo e que elas precisam chamar alguém, mas é interrompida, presumivelmente pelo espírito maligno, antes de dizer-lhes o resto.

Depois da morte de uma das meninas, Matt, Bonnie e Meredith executam um feitiço para pedir ajuda a Stefan, e ele volta à cidade com seu irmão Damon. Os cinco trabalham para achar a origem do mal que está ameaçando a cidade e aprisionando Elena.

Spoilers!

De todos os livros da saga, Reunião Sombria é o mais fraco. Provavelmente porque LJ Smith não tinha intenção de escrevê-lo já que Diários do Vampiro seria somente uma trilogia. Apesar disso, o livro é interessante, com cenas de ação e mistério, mas pouco romance.

Diferente dos demais livros, Reunião Sombria é narrado pelo ponto de vista de Bonnie, a amiga bruxa de Elena. Em minha opinião, este recurso afasta o leitor, já tão acostumado com Elena, da história. A visão de Bonnie para os fatos é completamente diferente da narradora anterior.

Além disso, os principais personagens da saga aparecem pouco no livro. Os irmãos Salvatore são convocados quase na metade da história e Elena só aparece em momentos pontuais no enredo. Bonnie, Matt e Meredith não estão tão carismáticos e a condução da história é lenta. Confesso que senti falta também da condução inteligente do Alaric, que no livro está fora do País a trabalho.

O triângulo amoroso entre Elena, Stefan e Damon não existe neste livro. Fica claro que o grande amor de Elena é Stefan e que Damon no máximo tem uma quedinha por Bonnie (o que gera cenas de ciúmes entre eles e Matt). Chato demais isso.

O grande vilão da história é convincente, mas o desfecho da história é fraco. A grande cena final é emocionante, mas sem explicação alguma. O leitor termina de ler se perguntando “como é possível isso acontecer?”. Vale pelo final feliz, mas é mal trabalhado.

O que sempre me incomodou muito nos livros da LJ Smith são os excessos de diálogos, e Reunião Sombria não é diferente. Ela opta por poucas descrições e a maioria das revelações é feita através das conversas entre os personagens.

A trilogia original foi inicialmente publicada nos EUA em 1991. Com a pressão dos leitores, LJ Smith lançou em 1992 mais um volume, Reunião Sombria. Depois de um hiato de quase 16 anos de escrita, a autora anunciou que novos livros de The Vampire Diaries estavam em obras. A primeira parte da segunda trilogia da saga, chamada O Retorno (The Return), teve o primeiro livro lançado no Brasil dia 9 de dezembro de 2010 com o nome Anoitecer (Nightfall).

Para quem gosta de ficção sobrenatural, a saga Diários do Vampiro é uma boa pedida (apesar deste quarto livro ter decepcionado um pouco). E, por mais incrível que pareça, a série de TV é ainda mais legal que a saga literária.

Ficha Técnica:

Título Original: The Vampire Diaries 4 – Dark Reunion
Título Nacional: Diários do Vampiro 4 – Reunião Sombria
Autor: LJ Smith
Ano de lançamento no Brasil: 2010
Editora: Galera
Avaliação:

2 comentários:

£ädÿ disse... [Responder comentário]

sério mesmo que vc achou fraco? :( ahahahaa, pelo contrário, eu adorei Reunião Sombria, achei ele um dos mais legais da saga! se você não gostou desse, nem tente ler Anoitecer, porque vai acabar morrendo de tédio no meio do caminho. é a continuação dessa história, de modo 34098357 de vezes mais cansativo!
seguindo o blog já ^^

Na minha estante disse... [Responder comentário]

Não é o melhor livro da serie,mais o suspense e misterio mantem o leitor envolvido.O Damon nem aparece quase,e isso é uma pena.Damon s2

Postar um comentário

Siga as instruções abaixo:
- na área em branco abaixo deixe algum comentário sobre o post;
- no espaço "Comentar como:" escolha a opção que mais se adequar a você;
- clique no botão "Visualizar";
- e por fim, clique em "postar comentário".

ıllı BLOG NA PRATELEIRA ıllı

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me