quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Resenha: Last Sacrifice de Richelle Mead

Que sou fã da escritora norte americana Richelle Mead não é novidade para ninguém, especialmente de sua saga literária Academia de Vampiros (Vampire Academy), que teve seu sexto e último volume lançado nos EUA no dia 7 de dezembro. Mas preciso confessar que Last Sacrifice me surpreendeu e fechou com chave de ouro esta série que já teve os dois primeiros volumes lançados no Brasil pela editora Nova Fronteira e o terceiro com previsão de lançamento para 20 de dezembro de 2010 pela editora Agir.

Last Sacrifice começa do ponto que terminou o 5° livro, com a dhampir Rose Hathaway presa por alta traição, acusada de ter matado a Rainha Tatiana. Quando Rose é resgatada da prisão pelo seu verdadeiro amor, Dimitri Belikov, o tempo é essencial. Isso porque sua melhor amiga Lissa, a última Dragomir, enfrenta inimigos que não querem vê-la no trono. Rose precisa provar sua inocência e salvar sua amiga, mesmo que isso signifique fazer um último sacrifício.

Spoilers!

Uma série que reúne elementos como mistério, magia sobrenatural, romance e conflitos cotidianos é claro que tem tudo para ser um sucesso. Este é o caso da saga Vampire Academy. Todos os seis livros, sem exceção, são bem escritos, tem uma trama elaborada e conseguem prender a atenção do leitor da primeira a última página.

Last Sacrifice é o livro mais cheio de ação de toda a série. Ele amarra os principais assuntos pendentes na história como um todo: a volta do “antigo” Dimitri, a luta de Rose contra as sombras provocadas pelo “espírito” e o reconhecimento da autoridade de Lissa como um membro da realeza. E posso até afirmar que além disso tudo, o livro fechou de forma eficaz o dilema deste triângulo complicado Dimitri/Rose/Lissa e a luta do certo e errado entre as duas espécies de vampiros: os dhampirs e morois.

O livro inteiro tem um caráter de metáfora, como uma fábula moderna da realidade onde uma classe menos valorizada nasce e cresce para proteger outra. Com o mantra “They come first” (Eles vêm primeiro), Rose arrisca sua vida em diversos momentos. E neste último livro, especialmente, essa premissa é constantemente desenvolvida na trama.

Os personagens da série são pontos essenciais para a profundidade da história. O fato da protagonista ser uma excelente lutadora talvez seja tão ou mais relevante quanto o fato dela ser atormentada pelas sombras, pela negatividade que ela absorve de Lissa, que a torna agressiva e incoerente muitas vezes. Rose está longe de ser a mocinha tradicional. Talvez isso a deixe tão encantadora.

Além dela, não há como não citar um dos personagens mais bem elaborados, o guardião Dimitri Belikov que, depois de virar um vampiro Strigoi (violento e assassino), foi trazido de volta e vive sob a constante luta entre seu passado negro e a chance de recomeçar. E, claro, Lissa que a cada novo volume da saga tem se mostrado mais forte, mais capaz de se tornar uma líder, alguém da realeza.

As cenas românticas entre Rose e Dimitri pontuam diversas cenas, misturando-se aos diversos conflitos enfrentados por todo o livro. Desta vez sem muitas declarações, sem cenas prolongadas, Richelle Mead consegue demonstrar o comprometimento, a paixão, o amor entre os dois personagens. De fato, casal literário com maior sincronia que Rose e Dimitri eu nunca encontrei.

Preciso dizer algo: eu acertei o grande vilão da história, o assassino de Tatiana! Acertei até o motivo! Acertei também as “quotes” que a autora tinha divulgado nos booktrailers do livro no último mês. Pronto, só digo isso. Não vou revelar nada aqui, mas precisava “desabafar” (e me gabar) hehe.

Senti que em Last Sacrifice a autora deixou alguns pontos em aberto como a nova comunidade revelada onde humanos, dhampirs e morois convivem harmoniosamente; o convívio de Lissa e Jill; o destino de Adrian e o mistério em torno da vida particular da alquimista Sydney. Acredito que todos estes tópicos foram deixados propositalmente como gancho para o spin off que Richelle Mead vai fazer da série ainda sem título ou data de lançamento previsto. O mais provável é que este novo projeto literário com o universo de Vampire Academy seja somente para 2012.

Ler o final de uma série da qual se é fã dá uma certa nostalgia, um vazio. De verdade, vou sentir falta de Vampire Academy (especialmente do MEU Dimka), que já acompanho há pelo menos 2 anos. Mas fico feliz que tudo tenha sido conduzido de forma a encerrar a história harmoniosamente e com coerência. Richelle Mead, como sempre, arrasou!

Está mais do que recomendado! Vampire Academy PRECISA estar na listinha de leitura de todo mundo! ^-^

A série Vampire Academy é composta por:

Vampire Academy (no Brasil: O beijo das sombras)
Frostbite (no Brasil: Aura Negra)
Shadow Kiss (no Brasil: Tocada pelas Sombras)
Blood Promise
Spirit Bound
Last Sacrifice

Ficha Técnica:

Título Original: Vampire Academy 6 – Last Sacrifice
Autor: Richelle Mead
Ano de lançamento nos EUA: 2010
Editora: Razor Bill
Minha avaliação:

7 comentários:

Grazielle disse... [Responder comentário]

Eu já declarei no twitter, MSN, mande SMS pra carol, mads, o tanto que to me sentindo abandonada, sei que tem os SO, mas o meu coração está um vazio só..

O livro é simplesmente perfeito, a Richelle mais uma vez arrasou.. #nostalgiadefine

Carol Felipe disse... [Responder comentário]

A resenha não poderia ter sido melhor, Jaque!! Vc colocou em palavras td aquilo que nós, fãs loucas e incondicionais de VA sentimos!!

Agora só temos aquele vazio no peito e ansiedade pelo SO que, ainda assim, talvez não supra essa falta de Rose e Dimka!!

Rose é A DIVA!! A melhor heroína de todas série e livros que já li!! E Tia Richelle a melhor escritora dessa nova geração!!

A única coisa que me deixou meio assim foi a explicação do porquê do "último sacrifício"...ficou algo mto vago, sei lá...

Agora só nos resta aguardar o SO e rezar para Tia Rich nos presenciar com mtas aparições da Rose e do Dimka!! E EU QUERO O ADRIAN DE VOLTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!

#prontodesabafei

=*

Grazielle disse... [Responder comentário]

Carol eu não achei vago não.. eu choreiiii até... ela se colocou na frente e levou o tiro e qse morre.. ultimo pq nisso o laço se rompeu, mas antes disso ela não pensou 2 vezes antes d se jogar...

Carol Felipe disse... [Responder comentário]

Mas eu nao achei fraca a historia dela ter se jogado p salvar a Lissa! Isso so mostra como a Rose e DIVA!! O problema foi a explicaçao do pq. o laço ter se rompido por causa disso...so pq. ela quase morreu...ou morreu msm de novo...sei la...ficou esquisita...

Jaqueline de Marco disse... [Responder comentário]

Ah, a explicação disso eu até gostei. Faz sentido ela perder o laço já que teve a experiência de quase morte, mas desta vez sem a ajuda da Lissa.
O que eu não gostei foi o revolta do Adrian no fim (ficou meio vilãozinho no final, sei lá) e o "mistério" da Sydney... mas acho que isso a titia Richelle vai trabalhar melhor no spin off.

Carla_RJ disse... [Responder comentário]

Gostei muito do livro mesmo.
Tb achei que titia pegou pesado nas falas de Adrian no final, e com certeza ele merecia um final melhor :(
Mais acho que ele com certeza aparece no SO, para ser o par romantico de Jill (não sei se gosto muito disso).
Tem vários pontos em aberto e sim fica pro SO. E pelo que li por ai, parece que o lançamento é pra agosto de 2011.
SPOILER!!!
Ahhhh tenho que desabafar: Essa Lissa pelo amor heim! não gostei dela nos outros livros e nesse continuei sem gostar, a atitude dela com a Jill o que foi aquilo???? bad total.
E ainda pra piorar quem descobre o assassino é a própria Rose! nem pra isso ela serviu. #prontofalei UFA!
:)

florida-CevKJ disse... [Responder comentário]

Ah, concordo com vocês, esta série foi 10!!
Fiquei realmente preocupada com a Sydney, e fiquei com muita dó do Adrian...
Mas a Rose merecia muito o Dimitri...
Ah... também vou sentir muita falta.

Postar um comentário

Siga as instruções abaixo:
- na área em branco abaixo deixe algum comentário sobre o post;
- no espaço "Comentar como:" escolha a opção que mais se adequar a você;
- clique no botão "Visualizar";
- e por fim, clique em "postar comentário".

ıllı BLOG NA PRATELEIRA ıllı

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me