sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Resenha: Paixão e Liberdade, de Flavia Cristina Simonelli

Quer ler um excelente livro nacional, com uma história envolvente, emocionante, que te prenda da primeira a última página? Fica uma dica: Paixão e Liberdade, de Flavia Cristina Simonelli, lançado em 2010 pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, da editora Novo Século. Confesso que foi, de fato, uma surpresa para mim a qualidade desse livro. Fantástico mesmo!

O livro gira em torno do reencontro de duas amigas, Isabel e Camila, após 20 anos separadas. Depois de tanto tempo, elas não são mais as mesmas pessoas, definitivamente. Camila, uma jovem executiva que tinha tudo para fazer uma carreira brilhante em Marketing, acaba por tomar rumos completamente inusitados, em um país distante da Europa, onde vai conhecer a origem das dores do amor e da incompreensão. Já Isabel, sem tantas ambições profissionais, mas que desde cedo buscou viver com intensidade as emoções proporcionadas pelo amor, passou por duas relações importantes, que resultaram em uma viuvez e uma separação.

A sinopse deste livro engana, pois passa a sensação de que é uma história sem muita profundidade, o que não é verdade. Apesar do enredo simples, a autora nos leva a uma reflexão sobre nossas próprias vidas, a partir da história fictícia. A sensação que tive foi de que Isabel e Camila poderiam ser qualquer pessoa que eu conheço... ou mesmo eu.

Eu me identifiquei demais com as personagens. Os seus medos, suas frustrações, a ambição, as desilusões... Acredito que, apesar de não ser focado para um único público, o livro seja melhor recebido por leitores maiores de 20 anos. Pela falta de certas vivências, não consigo imaginar um adolescente entendendo a profundidade dessa história.

A Flavia é uma excelente escritora e narra a história de forma leve, mesmo escrevendo sobre personagens com vidas e sentimentos tão intensos e profundos. Sempre digo aqui no blog que sou apaixonada por enredos descritivos e este livro não deixa nada a desejar nesse aspecto. O livro é narrado em primeira pessoa (Isabel) que além de contar sua história, conta a versão de Camila para os fatos.

Um detalhe interessante na forma que a história se desenrola é como a autora conseguiu trabalhar com capítulos densos, com poucos (ou nenhum) diálogos e outros feitos basicamente de conversas e reflexões entre personagens. Eu que não sou muito fã de livros que carregam nos diálogos entre personagens não tenho uma crítica sequer quanto a isso em Paixão e Liberdade.

Apesar de Isabel passar por diversos problemas, Camila é a responsável pelas cenas mais intensas do livro. Sua vida muda em diversos momentos da história e o livro mostra seu amadurecimento e conflito pessoal gerado por uma decisão do passado. Se há algo a ser criticado nesse livro, para mim, é a forma como se desenrolou a revelação do passado de Camila a seu marido. As cenas foram muito rápidas. Acho que poderia ter sido melhor trabalhado. Mas nada que tenha tirado a glória da obra. Mesmo!

Enquanto Camila passa praticamente o livro todo buscando redenção e perdão, Isabel quer se encontrar, conseguir trabalhar com arte e curar seu coração ferido depois de tantas separações e de um amor não correspondido no passado. E eu achei fantástico o amadurecimento que a personagem demonstrou no decorrer da história.

Flavia Simonelli também é a autora do romance A Porta, lançado em 2007, pela editora Totalidade. Para mais informações sobre a autora e suas obras, acesse o site dela ou o seu twitter.

Fica esta dica para uma boa leitura. Paixão e Liberdade é mesmo um excelente livro. Recomendo, vale à pena!

Ficha Técnica:

Título: Paixão e Liberdade
Autor: Flávia Cristina Simonelli
Ano de lançamento: 2010
Editora: Novo século
Minha avaliação:

1 comentários:

Barbara Lins disse... [Responder comentário]

Adorei oq voce escreveu sobre o livro. Nao sou muito fan de livros parados, sem muita ação, mas fiquei curiosa com esse.

Postar um comentário

Siga as instruções abaixo:
- na área em branco abaixo deixe algum comentário sobre o post;
- no espaço "Comentar como:" escolha a opção que mais se adequar a você;
- clique no botão "Visualizar";
- e por fim, clique em "postar comentário".

ıllı BLOG NA PRATELEIRA ıllı

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me