domingo, 9 de janeiro de 2011

Resenha: Crepúsculo Graphic Novel – vol 1

Como já anunciado aqui no blog, a editora Intrínseca trouxe ao Brasil a versão em quadrinhos da saga mais famosa de Stephenie Meyer: Crepúsculo Graphic Novel (Twilight Graphic Novel). Eu li e posso dizer que AMEI essa adaptação, com traços que lembram mangá, feita pela desenhista coreana Young Kim.

O que mais me chamou atenção foram as cenas muito semelhantes ao livro, os mesmos cenários, as mesmas falas e personagens com a mesma aparência descrita pela autora. A impressão que dá é que tiveram todo o cuidado de seguir a risca o livro. Para mim, isso se destaca especialmente depois de uma adaptação cinematográfica fraca e infiel a trama.

Muitas cenas importantes no livro aparecem na versão em quadrinhos, como a cena da cafeteria em que Edward guarda a tampinha da garrafa de refrigerante da Bella, o resgate em Port Angeles, o questionário dentro do volvo prata entre outros. Por ser tão fiel ao livro, o Graphic Novel é lento, parado e com diálogos banais. Mas, me corrijam se eu estiver errada, é justamente esta forma leve e lenta de narrar da Stephenie Meyer que conquistou tantos fãs ao redor do mundo, não?

O traço da Young Kim é muito bonito! Ela tomou o cuidado de destacar tudo e não só os detalhes dos personagens. O volvo, a caminhonete, a casa, o quarto de Bella... tudo está presente, por vezes em plano de fundo. Lindo trabalho!

Apesar de em toda obra eu sentir direta influência do livro, os trejeitos da Bella lembram um pouco Kristen Stewart, a protagonista da versão cinematográfica. Pode ser impressão minha, mas os lábios entre abertos, a maneira de colocar o cabelo atrás da orelha e os penteados são bem semelhantes. Mas, sendo sincera, é a única coisa que me fez lembrar do filme.

Os desenhos dos cenários misturam traços livres com fotografias transformadas em desenho. Talvez eu não saiba explicar direito, mas clique aqui para ver um exemplo e assim talvez entenda melhor. Com isso, todo o desenho teve um ar mais realista. Gostei!

A Young Kim teve o cuidado de, em certos momentos, deixar os balões de diálogos transparentes para não apagar pedaços do desenho. Com isso não perdemos nenhum detalhe dos personagens. Outra coisa legal a destacar foram as cores do trabalho. No geral, a obra toda tem um tom sépia, mas alguns detalhes aparecem coloridos como a cor âmbar dos olhos de Edward, o vermelho do sangue da aula de biologia, os raios de sol e o verde da mata.

O livro tem 224 páginas e termina pouco depois da cena da clareira (aproximadamente a metade da história, em comparação ao livro). Isso, claro, é uma má notícia para nossos bol$o$, mas por outro lado isso me deixou feliz, pois dá mais espaço para uma adaptação mais fiel possível. Infelizmente ainda não há previsão para o lançamento do volume 2 da obra. O jeito é esperar.

No site da editora está disponibilizado o primeiro capítulo. Para conferir clique aqui.

Bom, Crepúsculo Graphic Novel é uma linda versão do livro. Vale muito à pena ler!

Ficha Técnica

Título Original: Twilight Graphic Novel – vol 1
Título Nacional: Crepúsculo Graphic Novel – vol 1
Autora: Stephenie Meyer
Ano de lançamento: 2010
Editora: Intrínseca
Minha avaliação:

Gostou?! Ficou curioso?! Está louco para ter um?! Então não perca o post de amanhã no blog... sinto cheiro de promoção no ar!!! ^-^ Beijinhos! Fiquem com Deus! Comentem!

4 comentários:

Claudinha Teles disse... [Responder comentário]

Ai, eu quero muito ter essa edição! Como boa fã, não pode faltar na minha prateleira, né? XD


Beijos

EricaMarts disse... [Responder comentário]

Quero muito essa novel.
Os traços são muito lindos!!!
E a Bella dele é mais linda que a do filme.

Bye

Carol Felipe disse... [Responder comentário]

Eu vi essa edição na livraria e dei uma folheada!! Realmente pelo que vi ficou maravilhosa e bem fiel, ou seja, eu preciso comprar essa GN pra minha coleção linda!!

*_____*

Malu disse... [Responder comentário]

Confesso que depois que vi o filme fiquei meio decepcionada e so procuro mesmo saber dos livros; mas depois dessa resenha fiquei curiosa ja que tem cenas que considero importantes no livro e não colocaram no filme. A capa não me agradou muito, mas agora vou incluir na minha lista nem que seja para ler online ;)

Postar um comentário

Siga as instruções abaixo:
- na área em branco abaixo deixe algum comentário sobre o post;
- no espaço "Comentar como:" escolha a opção que mais se adequar a você;
- clique no botão "Visualizar";
- e por fim, clique em "postar comentário".

ıllı BLOG NA PRATELEIRA ıllı

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me