terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Resenha: O Milagre, de Nicholas Sparks

Eu adoro ler um bom romance, especialmente quando bem escrito. Por isso me senti presenteada com o livro O Milagre (True Believer), do norte-americano Nicholas Sparks, autor dos sucessos Querido John, Diário de uma Paixão e Noites de Tormenta. A obra foi lançada no Brasil pela primeira vez em 2006, pela editora Prestígio, e relançada em 2010, pelo selo Agir, da editora Ediouro.

Sinopse: Jeremy Marsh é um respeitado jornalista que não consegue emplacar um relacionamento afetivo que o faça feliz. Acostumado a viajar pelo mundo em busca de lendas urbanas, Jeremy parte em direção a uma cidadezinha do sul dos Estados Unidos para investigar as misteriosas luzes de um antigo cemitério escravo que teria sido alvo de uma maldição. Lá ele conhece a bela Lexie Damell, que irá ajudá-lo em sua fantasmagórica missão. Prestes a descobrir um segredo que poderá abalar os alicerces da comunidade, esse implacável destruidor de mitos terá de se confrontar com o único fenômeno que considera genuinamente misterioso e sobrenatural: uma paixão.

A sinopse parece mais complexa que o próprio livro. Em O Milagre, Sparks nos prende às páginas de sua obra com uma história leve, simples, mas profunda com personagens quase reais, que partilham com o leitor seus anseios e desilusões amorosas.

Como o livro todo é narrado em terceira pessoa, por diversos pontos de vista, podemos sentir de fato como todos os personagens lidam com as situações que vão se desenrolando no decorrer do enredo. Para mim, isso cria um vinculo muito grande entre a história e o seu leitor.

Nos primeiros capítulos Jeremy aparenta ser um homem concentrado no trabalho, cético ao extremo e, por vezes, até duro com relação a sentimentos. Mas assim que ele vai para a Boone Creek, cidade do interior com costumes rústicos, mas bastante receptiva, o personagem muda (ou realmente se mostra). Jeremy, apesar de forte, é carente e no fundo um grande crente. Ele se mostra muito mais confiante que o amor vence barreiras do que Lexie. E essa contradição é o que torna a história de amor interessante.

Lexie é uma bibliotecária bonita, decidida, forte, mas descrente no amor. Ao contrário de Jeremy, ela acredita em milagres e coisas que a ciência não consegue explicar, mas, apesar disso, não tem a fé necessária para seguir o que seu coração diz.

O livro mostra a quebra de barreiras e conceitos de ambas as partes. As cenas são sempre muito bonitas e Nicholas Sparks é um gênio da narração. Como sempre digo aqui no blog, adoro escritores que capricham na descrição de lugares e situações. E este é o caso de Sparks. Ao ler O Milagre o leitor consegue sentir o clima de cidade de interior e consegue ver todos os lugares modestos da cidade no decorrer da leitura. É muito bom mesmo!

Se compararmos com as demais obras do autor, é possível dizer que O Milagre é um livro bem singular. É completamente diferente dos demais romances carregados de drama que ele escreveu. Esta história gira em torno do descobrimento de um amor e pronto. Para não dizer que só há isso, no final existe uma reviravolta que é resolvida em três capítulos. Mas, por favor, não entendam isso como uma crítica negativa, é somente um aspecto diferente do livro.

Capa da Agir

Capa da Prestígio


Não gostei da capa da editora Agir, prefiro a da editora Prestigio. Primeiro porque na imagem é mostrada uma mulher loira quando na história Lexie tem cabelos escuros. E segundo que a Prestígio escolheu seguir o padrão da capa original que mostra a praia e o farol, que remetem a uma das cenas mais bonitas do livro (não vou soltar spoilers, fiquem tranqüilos!).


Para quem gosta de romance e de Nicholas Sparks (que por si só já é sinônimo de qualidade literária), leiam O Milagre. É lindo!

Ficha Técnica:

Título Original: True Believer
Título Nacional: O Milagre
Autor: Nicholas Sparks
Ano de lançamento no Brasil: 2010
Editora: Agir
Minha avaliação:

9 comentários:

Bruna Tavares disse... [Responder comentário]

Esse livro parece mesmo ser lindo. Só li dois livros do Nicholas Sparks, mas já o considero um de meus autores favoritos. Ele é muito detalista em suas narrativas e muito sensível.
Amei sua resenha!

mybookis disse... [Responder comentário]

Ainnn que lindo, estava bem resistente a Sparks.
Qdo li a última música desidratei de tanto chorar e tive medo de ser uma rotina, mas vc me deixou mais tranqüila sobre esse e certamente tenho que colocá-lo na minha meta!!!

Bjuu

Barbara Lins disse... [Responder comentário]

Adoro o Nicholas Sparks. Acho demais a forma como ele fala sobre o amor. Adoro mesmo!
Jaque não li ainda O Milagre, mas tô louca para começar a ler. Não tem dramas, mortes e coisas do gênero? Parece que o Nicholas deixou esse livro bem diferente mesmo hahahaha
Bjux!

Lucy disse... [Responder comentário]

Só li Diário de uma paixão (The notebook) e chorei com a história. Um dia me arrisco com mais Nicholas Sparks e acho q começo com esse livro. rsrs

Pâmela Pferso disse... [Responder comentário]

Estou louca pra ler esse livro, mas vai ficar na lista por um tempo, estou mais curiosa quanto a "Diário de uma Paixão", concordo com você quanto à capa, a antiga era melhor rs. E sobre os detalhes, eu acho legal em algumas partes, mas em outras chega a ser massante... As vezes eu gosto que o autor seja mais direto sabe, isso depende do feeling do autor. *-*
Mas adorei, já quero esse livro na minha coleção \o/
Bela resenha Jaque, parabéns!

Jaqueline de Marco disse... [Responder comentário]

Acreditam que não li ainda "Diário de uma paixão"??? #Vergonha
Mas já vi o filme e, meu, sério, vocês não vão chorar tanto assim (ou talvez nem chorem) quando lerem "O Milagre". O livro é lindo, mas não dramático. Super recomendo! ^-^
Valeu pelos comentários!

Jackson's Girls'' disse... [Responder comentário]

É REALMENTE INCRÍVEL E TE PRENDE AO LIVRO...EH COMO ESTAR ASSISTINDO AO UM FILME !! ELE EH REALMENTE GENIAL,E SABE DESCREVER LUGARES,PESSOAS,PENSAMENTOS,CARACTERÍSTICAS COMO NINGUÉM !! VOCE PODE SABER COMO SÃO OS LUGARES,AS PESSOAS...EU NAUM TENHO PALAVRAS PARA DESCREVER A GENIALIDADE E O TALENTO DESSE HOMEM !! ELE EH SIMPLESMENTE O MELHRO AUTOR DE QUE EU JAH OUVI FALAR...ESTOU LENDO "O MILAGRE",E COMO SEMPRE,AMAANDO DE VERDADE...EH UMA ESTÓRIA REALMENTE CONTAGIANTE,QUE EM MIM,E EU ACREDITO,QUE EM TODOS QUE LEEM OU LERAM,DESPERTOU EMOÇÕES E EXPECTATIVAS INCRÍVEIS,AO DECORRER DA ESTÓRIA !! BOM,PARA FINALIZAR,AMO SEU TRABALHO,DE CORAÇÃO E ÀQUELES QUE NAUM CONHECEM,EU SINCERAMENTE RECOMENDO !! ACREDITEM,NÃO IRÃO SE ARREPENDER,NAUM HÁ COMO NAUM GOSTAR,ELE EH REALMENTE GENIAAL !!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Falou td. Gosto de escritores objetivos. Queria ler o "diario de uma paixao" pq amei o filme...mas esse chegou primeiro...rs começo ler hj. Vc q é objetiva como provavelmente irá gostar de "comer rezar amar" super indico. Um livro muito bem sacado, inteligente e hilário.

Aline Stechitti disse... [Responder comentário]

Acabei de ler, é bem água com açúcar, mas dá uma paz, uma tranquilidade, vc consegue visualizar tão perfeitamente os personagens e os lugares que... Meu pai, é o primeiro livro q leio do Nicholas Sparks, mas o cara é phoda!

Postar um comentário

Siga as instruções abaixo:
- na área em branco abaixo deixe algum comentário sobre o post;
- no espaço "Comentar como:" escolha a opção que mais se adequar a você;
- clique no botão "Visualizar";
- e por fim, clique em "postar comentário".

ıllı BLOG NA PRATELEIRA ıllı

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me