sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Resenha: Como se livrar de um vampiro apaixonado, de Beth Fantaskey

Um romance leve, divertido e, claro, cheio de vampiros. Como se livrar de um vampiro apaixonado (Jessica's guide to dating on the dark side), de Beth Fantaskey, conta a história de uma jovem que descobre estar prometida, desde seu nascimento, em casamento a um vampiro. Eu achei muito interessante esse livro, publicado no Brasil em dezembro de 2010 pela editora Sextante.

Sinopse: Casar-se com um vampiro certamente não estava nos planos de Jessica Packwood para seu último ano escolar. Mas quando um novo aluno esquisitão (e muito gato) chamado Lucius Vladescu aparece do nada, dizendo que Jessica pertence à realeza vampírica e está prometida em casamento a ele, futuro líder do clã mais poderoso dos vampiros, ela é obrigada a rever seus conceitos. Se a garota ainda nem beijou na boca, como pode sequer pensar em um compromisso eterno? Armada com uma autoconfiança recém-adquirida, Jessica passa por uma transformação drástica de adolescente nerd americana para princesa vampira européia nessa sátira cheia de reviravoltas e surpresas.

Quem pensa que o livro é somente uma comédia satírica se engana. Apesar do nome divertido, Como se livrar de um vampiro apaixonado mistura pontos que transformaram em sucesso sagas de romance vampírico e seriados divertidos da Disney Channel. Mas, mesmo assim, em certa altura o livro muda e se torna sombrio, com cenas e diálogos mais pesados.

O enredo inicial é engraçado e gera boas risadas entre os leitores. Lucius é um vampiro arrogante e sua adaptação ao jeito americano de viver é hilária. Ele reclama demais, exige muito e, apesar de ser completamente diferente dos demais adolescentes do local, logo se torna um popular estudante. Aqui é onde eu comparo o personagem aos arrogantes, e engraçados, personagens da Disney como Chad Dylan Cooper (de Sunny entre Estrelas) e Jake Ryan (de Hannah Montana). Como citei, o livro é carregado de clichês, atalhos certos para o sucesso.

Jéssica é uma adolescente complexada com a aparência que apesar de ser a princesa de um clã de poderosos vampiros cresceu num lar simples, com pais adotivos pacifistas e vegetarianos. O contraste entre Jéssica (ou Antanasia, como foi batizada na Romênia ainda bebê) e Lucius é um dos responsáveis pelas cenas engraçadas. Assim como as cartas de Lucius enviadas a seu tio na Europa. Como o livro é narrado no ponto de vista de Jéssica, são somente nesses comentários que percebemos o modo que Lucius encarar a vida nos Estados Unidos.

Passada a primeira terça parte do livro, aproximadamente, o enredo muda. As cenas engraçadas ficam mais raras e o romance entre Jéssica e Lucius toma outro rumo. Para protegê-la, Lucius desfaz o pacto de casamento, mas o inesperado acontece: Jéssica se apaixona pelo vampiro romeno. Aí é quando a crise de consciência de Lucius começa... e com isso suas mudanças de atitudes.

Assim como temos sarcasmo e comédia no início, temos drama e violência no final. O livro termina com um cenário totalmente peculiar e com uma visão do mundo dos vampiros diferente, embora pouco explicada na obra.

A editora Sextante realizou em outubro uma votação no seu site para a escolha da capa da obra. Ela ofereceu as seguintes opções (que, ainda bem, não foram escolhidas):

A capa original foi mantida, mostrando na arte Lucius dançando com Jéssica. Adoro essa imagem. A capa é uma graça! *-*

A editora Sextante tem um hotsite do livro com informações sobre a obra, vídeos e downloads de papéis de parede para PC e Iphone. Muito legal. E para quem quiser conferir o primeiro capítulo do livro, disponibilizado pela editora, clique aqui.

Como se livrar de um vampiro apaixonado continua com um conto no qual Beth Fantaskey narra o casamento de Jéssica e Lucius. A Sextante não lançará oficialmente o conto, mas disponibiliza em seu site (para ler, clique aqui). Adorei essa iniciativa da editora. Parabéns!

O livro Como se livrar de um vampiro apaixonado é muito bom, cheio de diálogos inteligentes, cenas divertidas e personagens interessantes. Apesar disso, eu preferia que a história seguisse uma única linha, ou comédia ou drama. A mistura de ambos tornou o livro confuso. Mas, ainda assim, recomendo a leitura! Vale pelas horas de diversão... e suspiros pelo vampiro bonitão!

Ficha Técnica:

Titulo Original: Jessica's guide to dating on the dark side
Título Nacional: Como se livrar de um vampiro apaixonado
Autor: Beth Fantaskey
Ano de lançamento no Brasil: 2010
Editora: Sextante
Avaliação:

4 comentários:

Lucy disse... [Responder comentário]

Comprei semana passada, estou louca pra ler, mas acho q vou ler outros dois antes dele. hehehe

Ainda bem que ficaram com a capa original. o.o''' Vergonha alheia essas outras. hahaha

Paulo Tamburro disse... [Responder comentário]

SOU SEU MAIS NOVO SEGUIDOR.

NA OPORTUNIDADE ESTOU CONVIDANDO PARA QUE CONHEÇA MEU BLOG DE HUMOR:

"HUMOR EM TEXTO".

A CRONICA DESTA SEMANA É :

“ELA O CHAMOU DE LAMBISGÓIA”.

QUE CRUELDADE !!!

É DE HUMOR ...E DE GRAÇA!

VENHA CONFERIR E COMENTAR!

UM ABRAÇÃO CARIOCA.

vivianalbuquerque disse... [Responder comentário]

Jaque, muito boa sua resenha! Eu tô bem a fim de ler esse livro, até porque eu tive uma ideia de história original muito parecida com essa... que depois descobrir já existir. Acho, de qualquer forma, que deve ser uma boa diversão! Parabéns pelo blog!

Jaqueline de Marco disse... [Responder comentário]

@Paulo Tamburro

Valeu, Paulo, volte sempre. Já dei um pulo no seu blog.

Meninas, leiam esse livro, vale a pena. O Lucius é um fofo... tirando sua breve "crise de Edward"... hehe.
Beijos!

Postar um comentário

Siga as instruções abaixo:
- na área em branco abaixo deixe algum comentário sobre o post;
- no espaço "Comentar como:" escolha a opção que mais se adequar a você;
- clique no botão "Visualizar";
- e por fim, clique em "postar comentário".

ıllı BLOG NA PRATELEIRA ıllı

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me