quarta-feira, 2 de março de 2011

Resenha: Nudez Mortal, de Nora Roberts

Pelas minhas contas, fazia 6 anos que não lia um livro policial. Não sei explicar ao certo a razão. Talvez por não ser meu gênero preferido, talvez porque muitos deles não conseguem me surpreender... Enfim, o fato é que estava meio descrente com este tipo de literatura. Isso tudo, claro, até a última semana quando comecei a ler Nudez Mortal (Naked in Death), de JD Robb, pseudônimo da escritora norte-americana Nora Roberts. O livro, lançado no Brasil em 2004 pela editora Bertrand, é simplesmente maravilhoso!

Sinopse: Estamos no ano 2058. A tecnologia governa o mundo por completo. Eve Dallas é uma detetive da Polícia de Nova York que tem que lidar com um caso que cheira a escândalo: a neta de um senador é assassinada, e a vida secreta de prostituição que a vítima levava é revelada. O caso, de alta repercussão, leva a tenente Eve Dallas aos fechados círculos da política e da sociedade de Washington. E para complicar, começa a sentir uma forte atração por Roarke, um bilionário irlandês e sedutor, principal suspeito do seu caso de investigação.

O livro nos apresenta a tenente Eve Dallas. Uma policial dedicada, inteligente, honesta e durona. Apesar do seu jeito por vezes rude e reservado, o leitor rapidamente se afeiçoa a ela, pois logo acontece uma empatia pela personagem complexa, com traumas de infância e com uma vida solitária.

O enredo é conduzido de uma forma ágil. Mesmo com as cenas descritivas, que faz o leitor de fato imaginar as aparelhagens e rotinas do futuro (o livro é narrado no ano de 2058), a forma como a autora narra a história deixa a leitura leve.

Um fato interessante é que neste livro Nora Roberts narra a história com diversos pontos de vistas. Geralmente isso me incomoda demais, sempre acho confuso, mas em Nudez Mortal a autora conseguiu trabalhar com esse recurso de narração de uma forma sensacional. E mesmo conhecendo os pensamentos e atitudes de todos os personagens, o assassino da história foi uma surpresa para mim. O final foi mesmo surpreendente!

O livro trata de assuntos pesados como pedofilia, assassinatos em série, prostituição e incesto, mas em momento algum cai na vulgaridade ou no senso comum. A história é inteligente e tem um ritmo intenso com revelações e reviravoltas. Gostei muito.

Outro personagem importante na série além de Eve Dallas, é o empresário Roarke. Um dos protagonistas do livro, o bilionário consegue com seu jeito inteligente e sarcástico conquistar não só a tenente, mas também o leitor do livro. Digo isso por experiência própria. Roarke é um personagem estruturado que, provavelmente pela personalidade completamente oposta a de Eve, conduz um romance intenso no livro.

A descrição futurista também é um show à parte na obra. Nora Roberts criou desde uma máquina que produz café sintético até resorts turísticos feitos em bases espaciais. O interessante é saber que a autora escreveu inicialmente o livro no ano de 1995... época com tecnologias ainda em andamento em diversas áreas. Se é possível, posso afirmar que o cenário criado é realista, nada do que foi descrito pode ser considerado impossível num futuro distante.

Nudez Mortal faz parte de uma série de livros que, nos EUA tem atualmente 31 obras lançadas (a última, intitulada Treachery in Death, teve seu lançamento marcado para 22 de fevereiro de 2011). No Brasil, já foram lançados 15 livros. Confira a lista completa da obra:

1 - Nudez Mortal (Naked in Death)
2 - Glória Mortal (Glory in Death)
3 – Eternidade Mortal (Immortal in Death)
4- Êxtase Mortal (Rapture in Death)
5 – Cerimônia Mortal (Ceremony in Death)
6 – Vingança Mortal (Vengeance in Death)
7 – Natal Mortal (Holiday in Death)
8 – Conspiração Mortal (Conspiracy in Death)
9 – Lealdade Mortal (Loyalty in Death)
10 – Testemunha Mortal (Witness in Death)
11 – Julgamento Mortal (Judgment in Death)
12 – Traição Mortal (Betrayal in Death)
13 – Sedução Mortal (Seduction in Death)
14 – Reencontro Mortal (Reunion in Death)
15 – Pureza Mortal (Purity in Death)
16 - Portrait in Death
17 - Imitation in Death
18 - Divided in Death
19 - Visions in Death
20 - Survivor in Death
21 - Origin in Death
22 - Memory in Death
23 - Born in Death
24 - Innocent in Death
25 - Creation in Death
26 - Strangers in Death
27 - Salvation in Death
28 - Promises in Death
29 - Kindred in Death
30 - Fantasy in Death
31 - Treachery in Death

O livro é muito bom, e não só para fãs do gênero policial. A história, a escrita e os personagens são ótimos! Recomendo! Fica a dica!

Ficha Técnica:

Título Original: Naked in death
Título Nacional: Nudez mortal
Autor: JD Robb (Nora Roberts)
Ano de lançamento no Brasil: 2004
Editora: Bertrand
Minha avaliação:

Editado: Detalhe muito importante, a leitura desse livro foi feita por indicação das minhas amigas fofas Carol Felipe e Grazi Nayoara. Comentamos bastante sobre essa série na 2ª edição do Podcast Blablablá Literário. Para conferir, clique aqui. Beijos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me