terça-feira, 12 de abril de 2011

Dica de DVD: As melhores coisas do mundo

Às vezes um preconceito pode fazer com que percamos a oportunidade de participarmos de coisas legais. E foi exatamente isso que me impediu de assistir no cinema, no ano passado, ao filme As Melhores Coisas do Mundo. Como a produção tem um enredo voltado para o público adolescente e tem no seu elenco o ator e cantor Fiuk eu confesso que achei que o filme seria fraco e apelativo. No final das contas descobri que estava errada e depois de assistir ao DVD, simplesmente tenho que admitir que é um dos melhores filmes do gênero. Recomendo!

O filme, dirigido por Laís Bodanzky (também diretora do excelente Bicho de Sete Cabeças), é inspirado na série de livros “Mano - Cidadão Aprendiz”, escrita por Gilberto Dimenstein e Heloisa Prieto. A produção ganhou oito Calungas no Festival do Recife, sendo o filme mais premiado do evento.

Sinopse: Mano (Francisco Miguez) é um adolescente de 15 anos. Ele está aprendendo a tocar guitarra com Marcelo (Paulo Vilhena), pois deseja chamar a atenção de uma garota. Seus pais, Camila (Denise Fraga) e Horácio (Zé Carlos Machado), estão se separando, o que afeta tanto ele quanto seu irmão mais velho, Pedro (Fiuk). Sua melhor amiga e confidente é Carol (Gabriela Rocha), que está apaixonada pelo professor Artur (Caio Blat). Em meio a estas situações, Mano precisa lidar com os colegas de escola em momentos de diversão e também sérios, típicos da adolescência nos dias atuais.

Depois de assistir a tantos filmes que retratam o cotidiano adolescente americano foi uma ótima experiência ver que a vida de Mano e seus amigos se assemelham demais com o que eu mesma já passei na minha época de escola. E essa proximidade com o telespectador é o que mais me agradou no filme.

Apesar de algumas cenas engraçadas, no geral o filme é tenso e carregado de drama. Mano passa por diversas situações, e os personagens secundários como seu irmão, seus pais e seus amigos acrescentam a história tramas diversas.

No filme são abordados assuntos fortes como divórcio, homossexualismo, bullying, sexo, drogas, pedofilia, suicídio, entre outros. E apesar de ser carregado de temas difíceis, o filme segue de uma forma quase poética e não cansativa.

O elenco adulto tem nomes fortes como Denise Fraga e Caio Blat. Mas já adolescentes são interpretados por novatos, pouco conhecidos no grande público. E isso, para mim, foi uma das principais sacadas da diretora. Como não conhecemos o elenco, o filme passou ainda mais realismo.

Os livros que inspiraram o filme fazem parte de uma saga com 7 livros lançados até o momento:

1 - Mano Descobre o @mor (2001)
2 - Mano Descobre a Solidariedade (2001)
3 - Mano Descobre a Liberdade (2001)
4 - Mano Descobre a Diferença (2002)
5 - Mano Descobre a Ecologia (2002)
6 - Mano Descobre a Paz (2003)
7 - Mano Descobre a Confiança (2005)
Confira o trailer da produção:


Recomendo As Melhores Coisas do Mundo! Um excelente filme! Para mim, a única contra-indicação é que depois de assisti-lo você não vai conseguir tirar a música Something, dos Beatles, da cabeça. Veja o filme e vai entender o porquê. Hehe.

Beijos! Fiquem com Deus. E comentem!!! ^-^
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me