quinta-feira, 7 de abril de 2011

Resenha: Anjos do Sagrado Coração, de Colleen Curran

Um livro de ficção que poderia, por que não, ser uma biografia ou fonte para um documentário sobre a adolescência rebelde do final dos anos 80. É desta forma que eu apresento a vocês o livro Anjos do Sagrado Coração (Whores on the Hill), da escritora norte-americana Colleen Curran. O livro, lançado no Brasil em 2007 pela editora Record, é um relato muito realista da vida desregrada de três adolescentes americanas.

Sinopse: Astrid, Juli e Thisbe têm 15 anos e estudam no último colégio só de garotas de Milwaukee. Em meio às freiras, colegas nerds, festas e garotos mais ou menos interessantes, elas vivem em uma montanha-russa, 24 horas por dia, 7 dias por semana. A emoção é a única recompensa que essas garotas procuram, com suas botas militares e suas saias curtas sobre as meias arrastão. Sexo, para elas, é como dançar. Elas são jovens e estão em busca de glória.

Apesar da leitura fácil, o livro é intenso, com muitas cenas fortes e situações marcantes. A autora faz uma narração detalhista, que por vezes nos faz sentir e pensar pelo ponto de vista das personagens.

O livro é narrado em primeira pessoa. Quem nos conta a história é Thisbe, ou Docinho, como é mais conhecida. Durante a história acompanhamos as mudanças que a personagem vai passando: de uma aluna rejeitada a uma adolescente rebelde e bon vivant.

Como já comentei algumas vezes aqui no blog, gosto muito de autores que citam coisas reais na história fictícia como, por exemplo, marcas de produtos, bandas musicais entre outras coisas. E em Anjos do Sagrado Coração, Colleen Curran nos transporta aos anos 80 com suas músicas, carros, roupa, penteado e maquiagem. Por diversas vezes me peguei consultando no Google as músicas citadas no livro.

Diferente de outros livros voltados para o público jovem que eu li ultimamente, este não trata de forma quase sutil ou mascarada os problemas comuns entre os jovens como gravidez na adolescência, consumo de drogas e bebidas alcoólicas. Ele aborda de forma bem direta diversas questões através das experiências que as três protagonistas passam.

Outro ponto interessante no livro é a forma como a autora conduz seu texto. Os capítulos não têm tamanho certo, algumas vezes a narração ganha outra linguagem como a transcrição de bilhetes de detenção ou conversas telefônicas. Isso deu uma dinâmica legal à leitura.

A editora Record A-R-R-A-S-O-U na capa deste livro. A versão nacional está muito melhor que todas as outras lançadas em diversos países e chegou a ficar até mais bonita que a original. Além de linda, a versão brasileira já faz com que o leitor entre no clima da história a partir da capa. Dá uma olhadinha nas capas do livro ao redor do mundo:

Versão americana original
Versão americana (nova capa)

Capa francesa

Capa japonesa

Gostei muito mesmo de Anjos do Sagrado Coração. Um livro intenso e muito bem escrito. Recomendo!!!

Ficha Técnica:

Título Original: Whores on the Hill
Título Nacional: Anjos do Sagrado Coração
Autor: Colleen Curran
Ano de lançamento no Brasil: 2007
Editora: Record
Minha avaliação:



LUTO: Aproveitando a postagem, deixo aqui meus profundos sentimentos às famílias dos adolescentes assassinados na Escola Tasso da Silveira, em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira, 7 de abril. Fiquei muito triste e emocionada com o ocorrido. Oro ao Senhor que dê conforto a essas famílias. Fiquem com Deus.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me