quinta-feira, 5 de maio de 2011

Resenha: O Círculo Noturno 1, O Uivar

Podem me chamar de ingênua ou de sonhadora, mas acredito muito que a paixão pela literatura é uma das peças chaves para solucionar os problemas na área de Educação no mundo. Mas infelizmente ainda existe muita resistência por parte das pessoas em ler livros, e o caso piora quando o autor é brasileiro. Uma pena. Eu, particularmente, fico muito feliz quando encontro jovens talentos nacionais da literatura, como o carioca Thiago Pined, autor do livro O Uivar, primeiro da saga O Círculo Noturno. A obra foi lançada em 2010 de forma independente pelo autor.

Sinopse (trecho do livro): De repente eu senti. Eu pensei que, com certeza, eu ia me esquecer. Mas não. Aquilo estava na minha cabeça novamente e eu senti o arrepio percorrer minha espinha. E em algum lugar eu ouvi um barulho. Não era um barulho, era um... Uivo. Aquilo me fez lembrar da noite em que tudo aconteceu. Como um flash na minha cabeça. Olhei para minha tia com os olhos arregalados. - Algum problema? - ela perguntou. - Na... não - eu respondi. Mas eu a enganei, porque, se eu estava ouvindo aquele uivo, havia muitos problemas em mim.

O livro conta a história de Bruno, um “caipira”, como ele mesmo se intitula, que sai do interior de Minas Gerais e vai morar com a tia entre a alta classe do Rio de Janeiro. O real motivo da mudança é seu tratamento, pois seus pais e todos os moradores de sua cidade natal acham que Bruno tem problemas psicológicos já que ele acredita ter visto um lobisomem no passado.

Já não bastassem os transtornos da mudança de vida e o medo da possível insanidade, Bruno conhece na nova escola um grupo sinistro de adolescentes conhecidos como “O Círculo Noturno”. O grupo é formado por estudantes que, após serem dados como desaparecidos, reaparecem com personalidade diferente.

O livro oferece uma leitura rápida, com cenas curtas que algumas vezes misturam realidade e sonho. O enredo é eficiente, o mistério é interessante e o autor conduz bem a história. Os personagens são muito bons e fogem do clichê como, por exemplo, o próprio personagem principal que segue mais a linha do “nerd”, do “bicho do mato”, do que do popular “jogador de futebol”, tão comum em livros voltados para os jovens.

Um grave problema no livro é a falta de revisão do texto. Encontrei muitos erros de gramática e de digitação que, por vezes, tornaram difícil a continuidade da leitura. Outro ponto que me incomodou foi a descrição excessiva de atividades corriqueiras, prolongando demais fatos irrelevantes a história. O autor tem muito talento para a descrição e narração, mas poderia ter focado mais no mistério e deixado um pouco de lado o dia a dia da família.

Para quem quiser saber mais sobre o autor e sobre a continuação da saga acessem o site http://thiagopined.blogspot.com/. Lá vocês encontram também informações sobre outras obras dele.

Ficha técnica

Tìtulo Original: O Círculo Noturno 1 – O Uivar
Autor: Thiago Pined
Ano de lançamento: 2010
Editora: -
Minha avaliação:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me