quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dica de DVD: Não me abandone jamais

Sou adepta da seguinte teoria: filme bom mesmo é aquele que depois de assistir você ainda fica pensando nele por dias. Passei por esta experiência recentemente com o drama Não me abandone jamais (Never let me go), do diretor norte-americano Mark Romanek. A produção, baseada no bestseller homônimo, escrito por Kazuo Ishiguro e lançado no Brasil em 2005 pela editora Cia das Letras, traz uma história muito humana, carregada de questões filosóficas.

Sinopse: Baseado num elogiado best-seller de Kazuo Ishiguro, Não me Abandone Jamais é uma bela história de amor, perda e verdades encobertas. Kathy (Carey Mulligan), Tommy (Andrew Garfield) e Ruth (Keira Knightley) passam a infância em Hailsham, na Inglaterra, um aparentemente idílico colégio interno onde descobrem um segredo sombrio e assustador sobre seu futuro. Ao deixarem a proteção da escola para trás e se aproximarem cada vez mais do terrível destino que os aguarda quando se tornarem adultos, eles terão de lidar com sentimentos profundos de amor, ciúme e traição que ameaçam separá-los.


Com cenas lentas e cenários bucólicos, o filme à primeira vista passa uma falsa sensação de uma história simples e sem conteúdo. Mas, muito pelo contrário. O enredo é passado numa realidade alternativa que, mesmo com pitadas de ficção científica, se torna muito real ao espectador. Durante o filme, de forma muito sutil, questões como “quem somos?”, “por que estamos aqui?” e “quando morreremos?” são abordadas de forma muito natural e profunda.

Talvez o principal fator responsável pela crença de que toda aquela realidade é possível é a passividade dos personagens diante do “destino” imposto a eles. A trama complexa nos é meramente apresentada no longa pelo ponto de vista dos protagonistas, portanto detalhes muito técnicos ou revelações complexas foram deixadas de lado. O que para mim foi um grande acerto. Não espere assistir a um filme cheio de cenas de ação ou com explicações científicas que justifiquem o grande segredo que gira em torno dos jovens.


E sobre o tal segredo, pouco mistério foi de fato gerado. Quem presta atenção no trailer da trama, ou na sinopse do filme, já consegue perceber o que de fato Kathy, Ruth e Tommy são e o motivo para que foram criados. Acredito que, talvez, na obra literária o assunto permaneça como um mistério por mais tempo... gerando um resultado melhor. Mas isso não foge muito a regra, pois na maioria dos casos o livro é mesmo sempre melhor que a sua adaptação cinematográfica.

Apesar da atuação de Keira Knightley e Andrew Garfield estar eficiente, é a talentosa Carey Mulligan que segura todo o filme. A cada nova aparição, a atriz está se mostrando um dos maiores achados do cinema contemporâneo. Gosto muito dela!

Confira o trailer legendado do filme:


Não me abandone jamais é um filme que, com certeza, vai te fazer refletir e chorar muito. Pelo menos foi assim comigo. Uma belíssima história. Recomendo! ^-^

Beijos! Comentem o que acharam! Fiquem com Deus!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me