sábado, 3 de setembro de 2011

Livro x Filme: Diário de um banana

Para quem quer dar boas risadas e ainda não tem planos para hoje, que tal começar a ler “Diário de um banana” (Diary of a wimpy kid), do escritor e cartunista americano Jeff Kinney, ou assistir ao filme inspirado no livro? Eu recomendo! A história gira em torno de Greg, um garoto não popular, e seu diário... ops, ou melhor dizendo, seu livro de memórias. E para entrar no clima, dá uma conferida nas diferenças e semelhanças entre o livro e o filme:

De uma forma geral o filme seguiu as cenas do livro. Muitas coisas são extremamente semelhantes. Mas, é claro que, tendo o livro somente como uma “inspiração” o diretor tem o todo o direito de usar sua criatividade... e é bem isso o que aconteceu: personagens foram criados para a produção, assim como situações cômicas também.

O ator que interpreta o Greg, Zachary Gordon, encarnou bem o personagem. Além do tipo físico, Zachary interpreta bem o garoto que se esforça demais para ser popular. Gostei muito. Além dele, os mais caricatos como Rowley (o amigo gordinho do protagonista), Manny (irmão caçula) e Fregley (o amigo esquisito) são muito perfeitos. De uma forma geral, a produção força a barra em clichês, que apesar de deixar o enredo bem previsível o transformou num “blockbuster” eficiente.


O livro é muito mais engraçado que o filme. A obra é divertida do começo ao fim, com tiradas inteligentes e com situações às vezes inesperadas. Greg é o protagonista politicamente incorreto, que mesmo no final do livro se mostra o egocêntrico de sempre na sua busca pelo reconhecimento e fama. A tal lição de moral vista no final do filme não existe no livro... O que, sinceramente, ficou muito mais engraçado.

O filme, que teve a direção de Thor Freudenthal, foi lançado diretamente em DVD aqui no Brasil, assim como a sua continuação. E já está em fase de produção o último filme da trilogia, que será lançado em 3 de agosto de 2012 nos Estados Unidos. Confira o trailer do primeiro filme:


Já o livro foi lançado no Brasil em 2008 pela V&R Editoras e tem mais três livros já lançados: “Rodrick é o cara”, “A gota d’água” e “Dias de cão”. Além disso, a editora lançou o “Faça você mesmo”, livro de atividades para os leitores contarem suas lembranças, seguindo o modelo do Diário de um banana.

Como disse, para quem está a fim de dar boas risadas o livro e filme Diário de um banana é uma boa opção. Recomendo!!! ^-^
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me