domingo, 23 de outubro de 2011

Resenha: Shifters #3 - Pride, de Rachel Vincent

Sou super fã da saga literária Shifters, da escritora norte-americana Rachel Vicent, e fiquei empolgada com a leitura da terceira obra da série, Pride. A publicação traz uma reviravolta inesperada à trama. Até agora é o livro mais intenso desta saga que tem, no total, 6 livros, todos infelizmente ainda não publicados no Brasil. (Por sinal, fica a dica para editoras nacionais que estão em busca de bons livros estrangeiros para trazer ao País).

Sinopse (Tradução livre): Estou em um julgamento para salvar minha vida. Injustamente acusada de infectar meu ex-namorado humano e matá-lo para encobrir o crime. Infectar um humano é um dos três crimes capitais reconhecidos pelo Pride, junto com assassinato e divulgação da nossa existência a um ser humano. Dos três, eu fiz dois. Não tenho esperança. Agora que encontramos um gato Extraviado aterrorizando na montanha, caçando uma selvagem gata adolescente, cabe a nós encontrá-la e detê-lo antes que algum humano nos descubra. Com a ajuda do meu amado Marc, acredito que poderei proteger a vulnerável garota de ambos: o ambicioso Extraviado e dos planos do Conselho Territorial. Se eu conseguir sobreviver a meu próprio julgamento.

Se um dos motivos para esta série ser tão boa são os protagonistas, nesta terceira parte da história a qualidade continua. Faythe e Marc estão melhores do que nunca. Bons guerreiros, estrategistas inteligentes e, claro, com uma química perfeita. Apesar dos contratempos que ambos passam, o casal continua com uma ótima sintonia do começo ao fim.

Diferente dos livros anteriores, Pride tem diversos momentos de ação espalhados ao longo da trama e não somente no final da obra. Diversos conflitos e jogos psicológicos norteiam a história, que desta vez apresenta novos personagens importantes ao leitor. Destaque ao principal antagonista da série, que pela forma como a história termina, provavelmente continuará a ser a pedra no sapato de Faythe.

Além das cenas de ação, o livro está repleto de novidades sobre a estrutura werecats (homens e mulheres que se transformam em “panteras”). As questões políticas e conflitos entre os prides (conjuntos de werecats) são bastante discutidos e, de uma forma muito inteligente, estão ligados diretamente a Faythe e seu julgamento. Apesar de achar que o clima foi muito tenso, e querer que tudo tivesse se resolvido de uma forma mais agradável, o desfecho foi satisfatório e bem justificado.

O interessante da série, especialmente deste terceiro livro, são as metáforas ao preconceito que algumas pessoas têm pelas diferentes raças. No universo da trama, entre os werecats originais existem os extraviados, humanos transformados após ataques e mordidas. E alguns detalhes do complô político implícito em toda a história estão diretamente ligados ao preconceito que algumas pessoas do Conselho dos werecats têm com Marc, que é um extraviado. A forma como a autora conduz esta parte da trama é muito interessante e bem amarrada.

Como comentei anteriormente, neste livro temos uma grande reviravolta na trama e o pride da Faythe tem uma grande perda... algo que, confesso, me fez chorar enquanto lia. Por isso não espere um livro semelhante aos demais, Pride é o mais intenso dos três primeiros livros. A partir de agora, a autora deve seguir a história por uma linha bem diferente... o que está me deixando super ansiosa! Não vejo à hora de ler Prey, quarta publicação da série.

A autora tem um site muito legal, com bastante informações sobre a saga. Dá uma conferida: http://rachelvincent.com/. Lá tem de dados sobre a série Shifters, como mapa dos territórios do Orgulho, além do primeiro capítulo dos livros disponíveis em pdf. E também, aqui no blog Na Prateleira, aproveite para dar uma conferida na resenha de Stray e Rogue, primeiro e segundo livro da série Shifters.

Adorei Pride, ele seguiu com qualidade a trama e teve um desfecho muito inteligente, cheio de ganchos para o próximo livro. Recomendo a fãs de obras sobrenaturais de qualidade. Fica a dica para quem tem a possibilidade de ler livros em inglês.

Ficha Técnica:

Título Original: Shifters 3 - Pride
Autor: Rachel Vincent
Ano de lançamento nos EUA: 2009
Editora: Mira
Minha avaliação:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me