quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Resenha: Viajar sem Dinheiro e Gafes Internacionais

Hum, viajar é bom demais! E eu estou bem no clima de planejar circuitos para fora do País, quem sabe conhecer a Europa, América do Norte no próximo ano... Por isso, a leitura de “Viajar sem Dinheiro e Gafes Internacionais”, da escritora brasileira Nara Vidal, veio bem a calhar. O livro é uma coleção de contos super bem humorados sobre jovens que se aventuraram fora do Brasil, conhecendo novas culturas, aprendendo diferentes línguas e passando por situações muito engraçadas. A obra foi lançada por aqui em 2010 pela editora All Print.

Sinopse: A vida, na prática e não na teoria, nos leva a lugares onde jamais soubemos existir. A vida de viajante pela Europa era uma ideia sedutora. Até que, para tornar-se viajante, ela percebe que terá que conviver com famílias e suas crianças na Europa. Nara aborda através de contos e histórias curtas, várias situações engraçadas, curiosas e dramáticas, onde cada personagem se depara com desafios, foras e gafes, além de vários amores e emoções. Uma leitura leve e engraçada, recomendada para quem quer viajar ou para quem se interessa em conhecer o dia a dia das famílias européias, particularmente as inglesas.

Aprendi a gostar muito de antologias nos últimos anos. Especialmente as bem humoradas, com contos leves e textos curtos. No livro “Viajar sem Dinheiro e Gafes Internacionais” a autora consegue criar situações completamente diferentes entre si mesmo girando em torno de um mesmo assunto. E isso sem perder a qualidade da narrativa e do enredo.

O título da obra, num primeiro momento, engana o leitor desavisado. O livro não é um manual sobre viajar de “mochilão” ou outros meios baratos pela Europa ou demais pontos do mundo como eu achava. Ele se foca essencialmente na mudança de brasileiras para fora do País com o intuito de trabalharem como nannies (babás). Então já esteja avisado, embora a leitura não se torne uma decepção em momento nenhum pela qualidade das histórias.

Nara Vidal, que atualmente mora na Europa, explica na introdução do livro que já trabalhou como nanny durante alguns anos o que dá mais credibilidade nas histórias narradas na antologia. E apesar de ter um caráter de comédia, o livro é muito realista, com situações pontuais da vida destas jovens que se aventuram pelo mundo. A autora descreveu suas dúvidas, medos e dificuldades sociais, culturais e de relacionamento de uma forma clara, crua, mas bem humorada. Gostei muito do ritmo da narrativa.

Um problema comum de livros lançados por editoras pequenas é a falta (ou mal feita) revisão. A autora escreve muito bem, mas ainda assim alguns errinhos de ortografia e, principalmente, de digitação passaram sem correção. Numa segunda edição, o livro bem merece uma já que é super legal, vale a All Print dar uma atenção maior a isso.

“Viajar sem Dinheiro e Gafes Internacionais” é uma boa pedida para quem gosta de ler contos bem escritos e cheios de humor. Fica a dica. Eu recomendo! ^-^

Ficha Técnica

Título Nacional: Viajar sem Dinheiro e Gafes Internacionais
Autor: Nara Vidal
Ano de lançamento no Brasil: 2010
Editora: All Print
Avaliação:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitas

Link-me